Ministra Rosa Weber participa de homenagem póstuma ao ministro Sepúlveda Pertence no TSE
Espaço dedicado ao ministro foi inaugurado hoje (21) na Corte eleitoral.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, participou, na manhã desta quinta-feira (21), da inauguração do Espaço Ministro Sepúlveda Pertence, no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A homenagem póstuma ao ministro, falecido em julho deste ano, contou com a participação de familiares, amigos, colegas e advogados, além de autoridades do Poder Judiciário e do sistema de Justiça.
Defensor da democracia
A solenidade de reinauguração do Salão Nobre do TSE foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte eleitoral. Ao lado da presidente do STF, da ministra Cármen Lúcia e do ministro Nunes Marques, o presidente do TSE relembrou a trajetória profissional do homenageado. “Sem dúvida, foi um defensor incansável da democracia e do Poder Judiciário”, afirmou. “Destaco sempre sua imensa contribuição ao país, ao assegurar o direito ao voto para os jovens”.
Liderança
Ele também prestou homenagem à presidente do STF, em razão da condução dos trabalhos do órgão de cúpula do Judiciário nacional e pela liderança que exerceu nos últimos meses, principalmente diante da crise gerada pelos ataques à democracia. “Ela uniu o Judiciário aos demais Poderes da República, na defesa daquilo que é o mais importante para os brasileiros: a democracia, a liberdade de escolha e a independência do Poder Judiciário”.
Memória
Ao agradecer a homenagem a seu pai, o advogado Evandro Pertence disse que ela é uma forma de preservar sua memória, seu compromisso democrático e sua dedicação à jurisdição e à gestão eleitoral.
PS//CF