Deputado federal Helio Costa pede que Supremo rejeite denúncia do Ministério Público
O deputado federal Helio Costa (PMDB/MG) pediu hoje (30/7) ao Supremo Tribunal Federal que rejeite a denúncia por crime de estelionato apresentada contra ele pelo Ministério Público Federal, em novembro de 1994. O pedido de licença prévia para abertura do processo foi encaminhado em outubro de 1999 pelo ministro Celso de Mello, mas ainda não houve deliberação da Câmara dos Deputados sobre a matéria.
No Habeas Corpus (HC 81.221) apresentado ao STF, a defesa de Helio Costa afirma que não há crime a ser denunciado. Alega que a denúncia é inepta e absurda, pois não revelaria ou indicaria o “ardil, artifício ou meio fraudulento usado pelo paciente para conseguir qualquer vantagem”.
O pedido de abertura de processo contra Helio Costa foi feito no inquérito (INQ 933) que apura suposto desvio de recursos públicos federais repassados mediante convênio à Fundação CASA, em Barbacena, Minas Gerais, para execução de projetos sociais. O convênio foi firmado por Helio Costa junto à Secretaria Especial de Habitação e Ação Comunitária (SEAC) da presidência da República, em fevereiro de 1989, na condição de presidente da Fundação CASA.