Presidente da Argentina, Alberto Fernández, visita a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber

Recepção contou com Dragões da Independência e assinatura no Livro de Honra do Tribunal.

26/06/2023 19:00 - Atualizado há 8 meses atrás

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi recebido, nesta segunda-feira (26), pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A recepção ao presidente da Argentina contou com a presença dos Dragões da Independência. Em visita oficial ao Brasil, Fernández também se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco.

Além da presidente do STF, participaram do encontro os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, o secretário-geral da Presidência do STF, Estevão Waterloo, o diretor-geral, Miguel Piazzi, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

 

Travessia

No encontro, a ministra Rosa Weber descreveu a Fernández o estado em que ficou o edifício-sede do STF após os atos antidemocráticos de 8/1 e afirmou que a data foi denominada como o “dia da infâmia”. A ministra contou a travessia da Praça dos Três Poderes, acompanhada do presidente Lula, dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e dos governadores e ressaltou que a situação está mais tranquila neste momento.

 

Efeito contrário

Ela relatou os esforços para a recuperação do patrimônio e destacou que, apesar dos ataques, a democracia brasileira permaneceu inabalada e inabalável.

Fernández disse que os atos de 8/1 tiveram efeito contrário ao pretendido pelos participantes e idealizadores. A ministra concordou. “A democracia necessita de um Judiciário forte e independente”, afirmou.

 

 

Livro de Honra

Ao final da conversa, a presidente do STF convidou o presidente da Argentina a assinar o Livro de Honra do STF. Houve, também, uma troca de presentes, em que Fernández foi agraciado com um exemplar da Constituição Federal de 1988 e retribuiu com um da Constituição da República Argentina, que ficará na Biblioteca do STF.

Confira imagens da visita

PR//CF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.