Autoridades e convidados comentam a posse do presidente do STF
Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça
José Serra, presidente nacional do PSDB
Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo
“Ele traçou as linhas da sua presidência, que coincidem em boa parte com o que vem sendo pleiteado pela OAB, pela classe política e pela sociedade civil. O ministro Jobim foi bastante franco ao externar seu ponto de vista. O importante é que tudo seja debatido com seriedade, firmeza, espírito público, com a preocupação de que o público seja melhor servido.”
Sydney Sanches, ministro aposentado do STF
“O discurso de Nelson Jobim revela que ele será uma presença inovadora, corajosa e agregadora; uma presidência que fará, sem dúvida alguma, a liderança do processo de reforma do Judiciário.”
Luiz Henrique da Silveira, governador de Santa Catarina
“A expectativa é muito positiva, sob muitos aspectos, em relação a sua história, a sua experiência, aos seus compromissos, sobretudo do ponto de vista constitucional, e ao novo momento que é de muito fazer, com a cabeça aberta e o descortino e a dinâmica que ele tem. Nós esperamos muito dele e queremos contribuir muito positivamente para o trabalho do Supremo e a reforma do Judiciário.”
Álvaro Ribeiro da Costa, advogado-geral da União
“Pela experiência de sua vida pública, já tendo participado dos Três Poderes, e depois de vários anos servindo ao Poder Judiciário, a expectativa é a melhor possível, sobretudo nos pressupostos de acessibilidade, de decisões rápidas, de que o pobre tenha direito à Justiça. A interação entre os Poderes é condição importante para estabelecermos uma verdadeira democracia no País, que se exerce quando os direitos dos cidadãos são consubstanciados.”
Inocêncio Oliveira, deputado federal (PFL/PE)
“O ministro Nelson Jobim foi um excelente parlamentar, é um grande jurista e o Supremo está, como poderíamos dizer, em boas mãos. Quero cumprimentar também a ministra Ellen, que é a primeira mulher brasileira a ocupar a função de diretora no próprio Supremo. Os Poderes são independentes mas devem ser harmônicos, isso é bom para o País e suas instituições.”
Marco Maciel, senador (PFL/PE)
“Com a posse do ministro Nelson Jobim, completa-se agora o círculo das expectativas que vêm sendo geradas em torno de uma ação do Poder Judiciário em busca de uma afirmação conjunta de todos os tribunais para que nós possamos proporcionar à sociedade o que ela mais reclama hoje, que é uma Justiça menos lenta e mais eficaz Agora, vamos dar continuidade aos trabalhos que já iniciamos há cerca de dois meses para a modernização da reforma dos tribunais.”
Edson Vidigal, ministro-presidente do Superior Tribunal de Justiça,
“A expectativa para a nova gestão é a melhor possível porque a experiência do ministro Nelson Jobim, nos Três Poderes, revela que nós podemos construir, sem nenhuma dúvida, a melhor solução para o Poder Judiciário, que deve estar voltado, sobretudo, para os interesses maiores da sociedade brasileira. Essa experiência que ele traz, de ter ocupado cargos no Legislativo e no Executivo, vai se revelar de maneira extraordinária aqui no STF. Também acho que, por parte da magistratura do Trabalho, a vice-presidência do ministro Nelson Jobim já foi de muito diálogo com as associações de classe da magistratura. Ele sempre tem ouvido e tem dialogado sobre a reforma do Judiciário e sobre projetos de lei. O que nós queremos é exatamente isso, ter essa oportunidade de discutir e de enfrentar as nossas eventuais adversidades de uma maneira franca, leal e transparente. É o que nós faremos, acredito, na gestão do ministro Jobim.”
Grijalbo Coutinho, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra)
“Com a gestão do ministro Nelson Jobim, abrem-se amplas expectativas no sentido de que o Poder Judiciário caminhe mais unido na busca de reformas que efetivamente ampliem o acesso à jurisdição. É importante lembrar que o ministro sinalizou, como imprescindível a isso, a conclusão da reforma do Judiciário, em tramitação no Senado Federal. A partir do término da reforma constitucional do Poder Judiciário, nós poderemos avançar nas reformas da legislação infraconstitucional e também nas alterações administrativas que garantam maior eficiência ao Poder Judiciário.”
Jorge Antônio Maurique, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)
“A expectativa é a melhor possível. Eu sou amigo do Jobim há mais de 20 anos, muito antes dele ingressar na vida pública. Desde a Constituinte nós estreitamos laços de amizade. Ele consegue unir a experiência de quem já esteve nos Três Poderes. Ele já foi Executivo, como ministro da Justiça, já foi Legislativo e hoje é o chefe do Poder Judiciário da nação. O ministro Jobim tem tudo para fazer uma administração no Supremo para entrar na história do País.”
Luiz Antônio Fleury Filho, deputado federal (PTB-SP)
“A mim, me tocou profundamente o discurso do ministro Nelson Jobim, que convoca todos nós, membros da República, membros do Poder Judiciário, da advocacia e a sociedade civil, nesse processo de integração, de divergência salutar, de estarmos cotidianamente construindo o País.”
Claudio Fonteles, procurador-geral da República
“O presidente Jobim é profundamente preparado, inteligente, tem experiência em todos os Poderes. É um homem que tem uma cultura imensa, suas propostas merecem aplausos por serem coerentes e sérias.”
Joaquim Roriz, governador do Distrito Federal