Nelson Jobim exerceu vida pública nos Três Poderes

02/06/2004 19:12 - Atualizado há 12 meses atrás

O ministro Nelson Jobim nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 12 de abril de 1946. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1968, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Antes de ingressar na política, foi professor de matérias ligadas ao Direito em sua cidade natal e em Porto Alegre.


Nelson Jobim tem experiência pública nas três esferas federais. No Legislativo, ingressou na carreira política em 1987, quando foi eleito deputado federal por seu Estado e participou da Assembléia Nacional Constituinte. Em 1989, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.


Reeleito em 1991, foi relator da Comissão de Reestruturação da Câmara dos Deputados e da Comissão Especial relativa à denúncia contra o então presidente da República, Fernando Collor de Mello. Foi ministro da Justiça no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, de janeiro de 1995 a abril de 1997, quando foi nomeado para o cargo de ministro do STF, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Francisco Rezek.


Nelson Jobim integrou o Tribunal Superior Eleitoral como Juiz substituto de julho de 1997 a fevereiro de 1999, quando passou a Juiz efetivo. Em março de 2001, tomou posse no cargo de vice-presidente do TSE e, em junho, tornou-se presidente do Tribunal. Presidiu o processo eleitoral de outubro de 2002, quando foram eleitos os atuais presidente e vice-presidente da República, governadores, deputados estaduais e do Distrito Federal e senadores. No dia 9 de abril de 2003, foi eleito vice-presidente do STF.  


#BB/RR//SS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.