STF recebe nova Petição do ex-juiz Nicolau dos Santos

24/07/2001 17:40 - Atualizado há 8 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu hoje (24/07) petição do advogado do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, Alberto Toron, requerendo que o pedido de extensão de benefício revogando a prisão de seu cliente seja apreciado independente da resposta dos pedidos de informação solicitados pelo presidente do STF, ministro Marco Aurélio, ontem (23/07), à 1a Vara Federal Criminal e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Na Petição, Toron afirma que, de acordo com o artigo 580 do Código de Processo Penal, existe a garantia de tratamento isonômico aos réus em uma mesma ação penal. Desta forma, segundo o advogado, o fato de instâncias inferiores não terem apreciado pedido da mesma natureza, não pode representar obstáculo à extensão da suspensão da prisão preventiva ao ex-juiz como foi feito com os empresários Fábio Monteiro de Barros Filho e José Eduardo Teixeira Ferraz.

De acordo com o advogado Alberto Zacharias Toron, a situação de Nicolau dos Santos Neto é idêntica ao do empresário José Eduardo, que se encontrava em prisão domiciliar e teve concedida a medida liminar para revogar sua prisão preventiva.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.