Ministro Lewandowski presidirá Observatório USP das Instituições
O centro de pesquisa reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de analisar o desempenho das instituições brasileiras.
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), presidirá o Comitê Gestor do Observatório USP das Instituições, centro de pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) voltado para o estudo das instituições brasileiras. O ministro, que é professor da Faculdade de Direito da universidade, se reuniu na semana passada com a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e outros representantes da instituição para discutir a estruturação do observatório.
Com projeto apresentado em setembro de 2022, o Observatório USP das Instituições será um fórum permanente focado na análise das instituições nacionais e internacionais e na formulação de inovações e propostas de aprimoramento. O Conselho Gestor que o ministro presidirá será formado por representantes das áreas pública, científica e cultural.
O novo centro de pesquisa contará com especialistas na análise do desempenho, a organização e o funcionamento das instituições brasileiras, da família ao Estado. Entre os temas que serão estudados estão a dinâmica dos três Poderes, o federalismo brasileiro e o papel das políticas públicas.
Além da vice-reitora, participaram da reunião o procurador-geral da USP, Marcelo José Magalhães Bonizzi, o superintendente jurídico, Fernando Facury Scaff, e a juíza auxiliar do gabinete do ministro Lewandowski e pesquisadora do Observatório, Helena Refosco, entre outros responsáveis pela apresentação da estrutura administrativa do Observatório USP das Instituições e da programação preliminar de eventos que ocorrerá no novo centro.
AF//GR//CF, com informações da USP
Foto: Jorge Maruta/USP