Consciência Negra: TV Justiça veicula reportagem especial sobre ministros negros que integraram STF
A matéria traz depoimentos de especialistas sobre o contexto das nomeações e a importância para o combate à discriminação e ao racismo.
Por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a TV Justiça preparou uma reportagem especial sobre os três ministros negros que integraram o Supremo Tribunal Federal (STF). Pedro Lessa e Hermenegildo de Barros foram nomeados no início do século XX, enquanto Joaquim Barbosa ocupou uma cadeira na Corte entre 2003 e 2014.
A reportagem mostra a trajetória dos ministros desde suas origens (coincidentemente os três nasceram em Minas Gerais), até chegarem ao Supremo. Traz, ainda, depoimentos de especialistas sobre o contexto em que ocorreram as nomeações e a importância para o combate à discriminação e ao racismo.
Exposição
A matéria também está em exibição no Museu do STF, na exposição em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, que relembra as decisões do Tribunal que contribuem para a erradicação da discriminação racial e para a promoção da igualdade. A mostra pode ser visitada até o final de janeiro de 2023, às segundas e às sextas-feiras, das 14h às 18h (livre), ou mediante visitas guiadas ao Tribunal, que podem ser agendadas no Portal do STF.
PR/AD//CF
Assista à reportagem: