Rádio Justiça entra no ar

05/05/2004 20:41 - Atualizado há 12 meses atrás

Ao inaugurar hoje (5/5) a Rádio Justiça, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, disse que levar ao público o trabalho da Justiça é cumprir a Constituição Federal. Durante a solenidade que deu início oficialmente à programação, Corrêa destacou que a nova Rádio do Poder Judiciário servirá aos cidadãos que ficam à mercê das informações veiculadas por rádios e tevês abertas.


 


“Esse novo veículo destina-se aos brasileiros mais humildes, que não têm acesso à Internet para visitar os sites dos Tribunais, que não possuem tevê por assinatura e, conseqüentemente, não têm acesso à TV Justiça, que não podem comprar jornais ou revistas semanais”, registrou Corrêa.


 


Coordenada pelo STF, a Rádio tem uma grade de programação de 24 horas. Ela será administrada pelo Supremo e operada por uma equipe de 22 profissionais da Radiobrás formada por jornalistas, produtores, editores, redatores e operadores de áudio. Como o objetivo central do projeto é a difusão de informações, de forma simples e direta, de toda a Justiça brasileira, bem como as ações do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia, a emissora conta com a parceria de outros órgãos do Judiciário. Alguns já participam desde agosto de 2003. 


 


Na inauguração, o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, enfatizou que a emissora representa a elevação crescente do nível de entendimento entre os Poderes. Ele também destacou o esforço do Judiciário em falar a língua do povo, fazendo com que o cidadão entenda melhor como funciona a Justiça.


 


O ministro aposentado do STF Aldir Passarinho disse que “a inauguração representa um marco muito significativo, porque leva às classes menos favorecidas o conhecimento do que se passa no Supremo Tribunal Federal e na Justiça brasileira”. Ele destacou o papel de difundir informações e esclarecimentos, tornando mais palatável ao povo o que ocorre no Judiciário.


 


Passarinho ressaltou também o desempenho do ministro Maurício Corrêa: “Ele demorou dez meses na presidência do STF; se tivesse ficado os dois anos habituais, imagino a quantidade enorme de coisas que ele teria feito, não só em prol do Supremo Tribunal Federal, mas da Justiça brasileira”.


 


O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Cláudio Baldino Maciel, declarou que a Rádio será capaz de levar as informações da Justiça para os diversos rincões do país. Lembrou, ainda, que o STF ao criar uma Rádio, demonstra claramente sua vocação para se comunicar. A Rádio Justiça pode ser sintonizada na freqüência 91.1 FM, em Brasília; pela rádio web, via internet – www.radiojustica.gov.br -,  ou via satélite, pelo Brasil SAT B3, transponder 9B, freqüência 4059, 91 KHZ.  


 


 


 


#RR, EH, CG//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.