Plenário define lista tríplice para vaga de ministro-substituto do TSE
Ângela Cignachi Baeta Neves foi a mais votada, com 11 votos, seguida por Carlos Mário da Silva Velloso Filho, cujo biênio no cargo se encerra em 1º/8, e Marilda de Paula Silveira, ambos com 10 votos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira (1º), na sessão de encerramento do semestre, o resultado da votação da lista tríplice para a escolha de ministro-substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na classe de juristas. A mais votada foi Ângela Cignachi Baeta Neves, com 11 votos.
Carlos Mário da Silva Velloso Filho, cujo biênio no cargo se encerra em 1º/8, e Marilda de Paula Silveira tiveram dez votos. A lista será encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem cabe a indicação.
Conforme prevê o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE é composto de pelo menos sete juízes, sendo três vagas ocupadas por ministros do STF, duas por ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por representantes da advocacia indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, quando houver vacância, o presidente da República recebe uma lista tríplice elaborada pelo Supremo.
RP/EH