Supremo recebe visita do presidente da Câmara de Contas da Federação Russa

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, reuniu-se hoje (2/3) com o presidente do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo, com presidente da Câmara de Contas da Federação Russa, com presidente da Organização Européia de Entidades Fiscalizadoras Superiores, Sergey Stepashin, e com outros representantes do governo russo.
O objetivo da visita do grupo russo ao Brasil, segundo o presidente do TCU, é o de conhecer o sistema de contas brasileiro e como funciona a fiscalização do controle externo do Poder Legislativo feito pelo TCU. “Nós já temos e vamos renovar um termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Contas do Brasil e o Tribunal de Contas da Rússia. Isso visa, inclusive, aprimorar e aperfeiçoar os nossos técnicos na elaboração de novos métodos de auditoria”, afirmou Valmir Campelo.
De acordo com o presidente Stepashin, o grupo pertence a algumas instituições como a Intosai – Organização Internacional de Tribunais de Contas de Todo Mundo – que reúne Entidades de Fiscalização Superior (EFS) de 185 países de todo o mundo. A instituição promove, periodicamente, intercâmbios sobre como fazer auditorias e para troca das novas técnicas e metodologias implantadas nos países participantes.
O presidente do TCU disse que os representantes russos estiveram reunidos durante amanhã de hoje no TCU e amanhã, às 11h, deverão encontrar-se com o presidente do Senado Federal, José Sarney, com a finalidade de conhecer o Poder Legislativo. O grupo deve conhecer, ainda, essa semana o sistema de contas de outros países da América Latina.
Russos visitam STF (cópia em alta resolução)
#EC/CG//SS