Presidente do STF recebe representantes da Advocacia Pública Federal e da Defensoria Pública da União

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, recebeu hoje (18/2), a visita de representantes da Advocacia Pública Federal e da Defensoria Pública da União. Eles vieram comunicar ao ministro a importância da mobilização e do ato de cidadania realizados hoje, em todo o país, por profissionais ligados a essas duas instituições.
“Nós viemos pedir o apoio do ministro Maurício Corrêa assim como pedimos aos Poderes Legislativo e Executivo em defesa da Advocacia Pública Federal que passa por uma das suas piores crises no momento”, afirmou o advogado da União, André Dantas. Dentre as reivindicações, estão a valorização das instituições de representação jurídica do Estado, melhorias das condições estruturais de trabalho e reinserção da Advocacia Pública Federal nas discussões da Reforma do Poder Judiciário.
Em relação à vazão de profissionais para outras carreiras, o grupo alerta que 40% dos aprovados em concursos públicos sequer tomam posse e, dos empossados, outros 40 % deixam as carreiras em menos de dois anos. “A advocacia vem perdendo constantemente profissionais para outras carreiras que tem melhores condições e remunerações”, disse Dantas. Ele informou, ainda, que um Projeto de Lei sobre o realinhamento salarial dos advogados e procuradores das entidades envolvidas está em estudo no Ministério do Planejamento.
Segundo André Dantas, 95% da categoria aderiram ao movimento, o primeiro da história. O advogado também disse que durante o movimento, houve doações de sangue, coletas de alimentos e arrecadação de agasalhos para os desabrigados das enchentes na região Nordeste do país. De acordo com os representantes das instituições, uma nova paralisação de 48h foi marcada para o próximo dia 9 de março, com indicativo de greve.
Corrêa recebe procuradores do Estado e defensores públicos (cópia em alta resolução)
#EC/AR//SS