STF realiza webinar com Universidade de Oxford sobre governança de cortes supremas
Evento com transmissão pela TV Justiça reunirá nos dias 22 e 23 especialistas que atuam diretamente com os temas cortes supremas, governança judicial e democracia.
Nas manhãs dos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 9h, o Supremo Tribunal Federal, em parceria com a Universidade de Oxford e seu Centro Latino-Americano (Latin American Centre – LAC), realizará o primeiro webinar internacional da gestão da Presidência do ministro Luiz Fux. Com o objetivo de promover discussões atuais sobre os temas de Cortes Supremas, Governança Judicial e Democracia, o evento trará especialistas internacionais e nacionais que estudam, produzem pesquisas ou atuam diretamente com esses temas.
A participação de diversos segmentos da sociedade privilegia a escuta ativa em relação às múltiplas perspectivas, experiências e conhecimentos sobre a atuação de Cortes Supremas e sua relação com a Governança, a Democracia, a Participação Social, a Agenda 2030 e as Novas Tecnologias voltadas às atividades jurisdicionais. “Este primeiro webinar, em consonância com os objetivos da Agenda 2030, sinaliza a abertura do Supremo Tribunal Federal a ouvir as mais inovadoras ideias e práticas vindas da comunidade acadêmica, de relevantes atores públicos e da sociedade civil a fim de refletir sobre a sua própria atuação e aprimorar o seu desenho de governança. Estes são temas caros e que se farão presentes durante este biênio”, afirma o ministro presidente Luiz Fux.
De forma inovadora, o webinar terá um hotsite, página hospedada no site oficial do STF, que conterá todas as informações mais atuais sobre a sua programação, como os palestrantes confirmados, os horários dos painéis e as referências bibliográficas relacionadas às diversas temáticas. A conferência de abertura do evento será feita pelo ministro Luiz Fux, seguido do secretário-geral das Nações Unidas, Dr. António Guterres.
Ainda, no hotsite, com o intuito de possibilitar a participação cidadã, haverá um espaço experimental para a coleta de opiniões sobre o conteúdo debatido no evento. Os cidadãos e cidadãs, os grupos sociais, as organizações não governamentais, as clínicas e núcleos de direitos humanos de universidades, as associações profissionais e demais interessados em interagir com o STF neste evento poderão enviar suas contribuições e comentários. “Esta iniciativa é um convite para que o cidadão e os mais diversos grupos interessados tenham um canal de diálogo com o Tribunal ao longo do evento sobre os temas ali discutidos. A inclusão da participação cidadã ativa merece uma atenção especial e tem como referência o objetivo para o desenvolvimento sustentável 16 da Agenda 2030”, comentou Pedro Felipe de Oliveira Santos, secretário-geral do STF.
Este evento acadêmico é o primeiro de outros que serão realizados no projeto "Conexões e Saberes", da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF. Além das parcerias com Oxford e o LAC, o evento é organizado conjuntamente com órgãos internos ao Tribunal como a Secretaria-geral do STF, o Gabinete da Presidência, a Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação, a Assessoria de Assuntos Internacionais e a Secretaria de Comunicação Social, além de contar com o apoio do diretor-geral do STF, do Cerimonial do STF, da TV Justiça, da Secretaria de Administração de Serviços e Gestão Predial e da Assessoria de Comunicação da Presidência.
O webinar “Cortes Supremas, Governança e Democracia: Contribuições da Sociedade Civil para o Aprimoramento da Governança do Supremo Tribunal Federal” será transmitido abertamente à sociedade por meio da TV Justiça e de seu canal oficial no Youtube. Não haverá, portanto, necessidade de inscrição prévia.
Confira a programação do evento.
PR//SGPr