Ministro Fux participa da última sessão da Primeira Turma antes de assumir Presidência
Ele foi homenageado pela presidente da Turma, ministra Rosa Weber, que ressaltou sua qualificação jurídica e seu perfil cordial e conciliador.
Ao final da sessão desta terça-feira (8), a ministra Rosa Weber, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) homenageou o ministro Luiz Fux, que participou de sua última reunião no colegiado antes de sua posse na Presidência do Tribunal, na quinta-feira (10). Segundo a ministra, a ausência de Fux será sentida no colegiado, devido à sua capacidade, ao seu preparo e à sua qualidade inata como julgador, além de “sua extrema afabilidade, seu tom cordial e sua presença conciliadora”.
O ministro Fux, ao agradecer a homenagem, lembrou que integra a Primeira Turma desde que ingressou no STF, o que lhe permitiu agregar amizades com a entrada de novos integrantes. De acordo com o ministro, o colegiado é harmonioso, coerente e tem julgados muito respeitados. “Acima de tudo, é uma Turma que pode se vangloriar de colocar o Supremo no patamar que ele merecia”, afirmou. “Lutamos contra algumas adversidades, mas nenhuma pode ser atribuída à Primeira Turma. Foi uma honra trabalhar com cada um dos colegas. A saudade vai ser muito grande, mas vou assumir uma responsabilidade em nome de todos e posso pedir um voto de confiança, porque tenho certeza que nós lograremos colocar o STF no patamar das instituições que ele merece, um Tribunal que luta pelos direitos fundamentais, pelo amor ao próximo e pelo amor ao bem”, concluiu.
PR//CF