Mato Grosso do Sul é o 17º estado brasileiro a receber visita institucional do STF

Iniciativa aproxima tribunais estaduais da Suprema Corte, fortalece a integração da magistratura, além de permitir a troca de experiências.

14/02/2020 19:20 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, realizou nesta sexta-feira (14) visita institucional ao Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Os encontros com os tribunais nos estados têm o propósito de promover o diálogo com operadores do Direito e ampliar a cooperação e a integração entre os órgãos.

“Essas visitas têm sido muito importantes para a integração do nosso trabalho com a Justiça local e também para passar uma mensagem de unidade do Poder Judiciário, para que tenhamos uma ideia de uma magistratura nacional", afirmou Toffoli ao iniciar a série de encontros no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, onde foi recebido pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente da instituição.

Paschoal destacou a realização de pesquisa sobre as atividades dos últimos 10 anos e metas no âmbito do TJ-MS. Já o vice-presidente do Tribunal, desembargador Carlos Eduardo Contar, propôs que as visitas institucionais se tornem uma política do STF. "Em função das dimensões continentais do país, a justiça de piso está distante do Planalto, o que afasta não só em termos de instância, mas também de relacionamento e convivência", disse.

Acompanhado das equipes do STF e do CNJ, juízes auxiliares e dirigentes de associações de magistrados, Toffoli ressaltou os números da produtividade do Judiciário brasileiro e a confiança da população na Justiça. "O Poder Judiciário presta um serviço em um país com desigualdades sociais e regionais, trazendo a efetividade das políticas públicas e da Constituição para todos os cidadãos", enfatizou.

Segundo a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, a transparência e a abertura para o diálogo do presidente da Suprema Corte permite aos juízes trabalhar e avaliar melhor os casos. "A apresentação de dados e relatórios e a divulgação das pautas com antecedência oportuniza o jurídico a apresentar teses e manter conversas sobre o melhor momento para discutir as questões prioritárias", ponderou.

No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), Toffoli foi recebido pelo presidente da corte, desembargador João Maria Lós, para quem a visita do presidente do STF ao estado, além de pioneira, é uma oportunidade para mostrar as atividades desenvolvidas.

Eles assistiram a uma apresentação sobre as atividades e resultados do órgão, classificado em terceiro lugar em transparência do Poder Judiciário (prêmio do CNJ). Entre os temas discorridos estavam gestão da Tecnologia da Informação, gestão de pessoas, capacitação, campanhas educacionais em escolas e universidades para levar para a população a conscientização do pleito eleitoral.

Outro órgão do Judiciário sul-mato-grossense visitado pelas equipes que acompanham o presidente do Supremo foi a Seção Judiciária Federal, onde foram recepcionados pelo diretor Ricardo Damasceno de Almeida. No Tribunal Regional do Trabalho, o vice-presidente, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, foi responsável por acompanhar a comitiva.

Mato Grosso do Sul é o 17º estado a receber a visita. Dias Toffoli já esteve em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Assessoria de Comunicação da Presidência

Confira abaixo a reportagem da TV Justiça.

 

Leia mais:

14/2/2020 – Presidente do STF inaugura escola reformada por detentos em Mato Grosso do Sul

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.