NOTA À IMPRENSA

04/12/2003 17:09 - Atualizado há 8 meses atrás


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, com o apoio dos presidentes dos tribunais superiores, lançou o dia 8 de dezembro (Dia da Justiça), próxima segunda-feira, como marco para que o Poder Judiciário passe a falar diretamente com o cidadão.


 


Recente pesquisa realizada pela empresa Toledo & Associados para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mostrou que a sociedade não conhece o judiciário. Pior, que tem uma imagem negativa do Poder, principalmente por causa dos escândalos envolvendo magistrados.


 


A pesquisa mostra que 38% dos entrevistados desconfiam do judiciário, segundo maior índice de rejeição da população (o maior índice foi o do Congresso Nacional). Ao mesmo tempo, aponta o juiz como uma das figuras mais respeitadas pela sociedade.


 


A análise feita pela empresa, com base nas respostas, concluiu que a população brasileira confunde o Poder Judiciário com o Ministério da Justiça, Polícia Federal e, até mesmo com a Receita Federal. Deixando clara a deficiência de comunicação institucional.


 


Assim, os tribunais superiores estão convocando toda a magistratura para, no Dia da Justiça, deixar os autos e falar de forma clara com o cidadão pelos meios de comunicação. Em cada cidade do país haverá um juiz à disposição da mídia.


 


Contamos com a colaboração deste veículo para que participe desse esforço de informação em favor do povo brasileiro.


 


Supremo Tribunal Federal (STF)


 


Superior Tribunal de Justiça (STJ)



 


Tribunal Superior do Trabalho (TST)


 


Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


 


Superior Tribunal Militar (STM)


 


Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)


 


Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra)


 


Associação dos Juizes Federais do Brasil (Ajufe)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.