Confira a programação da Rádio Justiça para esta quarta-feira (10)
Revista Justiça
O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? No quadro Vida Acadêmica, a jornalista e pesquisadora Mariella Oliveira vai analisar uma pesquisa recente do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública que responde essa e outras questões. O advogado pós-graduado em Direito Imobiliário, Contratos e Responsabilidade Civil Alexandre Caputo vai esclarecer dúvidas sobre herança de dívidas. No quadro Compreender Direito, o colunista Dr. Lênio Streck irá explicar a diferença entre ativismo judicial e judicialização da política. O quadro Direito de Trânsito trata do projeto de lei entregue no início de junho ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para alterar alguns itens do Código Brasileiro de Trânsito, incluindo mudanças para a obtenção da CNH. Quem comenta o assunto é a especialista Andreia Scheffer. No quadro Dicas do Autor, a convidada é a escritora da obra: “Direito do Mercosul”, a advogada internacionalista e doutora em Ciências Sociais Elisa Ribeiro. No quadro Concursos, o diplomata Jean Marcel Fernandes vai falar sobre o edital para o concurso de Diplomata 2019, que foi publicado recentemente no Diário Oficial da União, e dar dicas de estudos para se preparar para a prova. Em seguida, o Revista Justiça vai conversar com a especialista em Direito de Família Marcela Furst, que explica como se dá o processo de adoção, a importância da adoção tardia e cuidados com a falsa adoção. E para esclarecer pontos do Cadastro Positivo compulsório, que entrou em vigor ontem, o programa recebe Glauco Alves, superintendente jurídico da Boa Vista. No quadro Direito Constitucional, o procurador federal e mestre em Direito Carlos Firme vai esclarecer o que são os sistemas jurídicos, a aproximação desses sistemas e os reflexos no Direito Constitucional brasileiro.
Giro pelo Mundo
O programa destaca que a França vai aplicar ecotaxa em passagens aéreas. Também é notícia que a União Europeia multou proprietária da Hello Kity por limitar vendas no bloco. No Quadro Direito Comparado, o professor e advogado Vladimir Feijó comenta a repercussão da assinatura do acordo com o Mercosul.
Defenda seus Direitos
O Defenda Seus Direitos desta quarta-feira fala sobre Direito à Saúde e Acessibilidade. O Quadro Saúde e Bioética conta com a participação do advogado Fabrício Reis, que comenta cirurgia para o tratamento da diabetes tipo II, realizada pelo Sistema Único de Saúde, em Brasília. O colunista explica quem pode se submeter à cirurgia e quais os requisitos para que o paciente esteja apto para a realização do tratamento. Na coluna Acessibilidade, a advogada e coordenadora geral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Distrito Federal, Kelly Assunção, fala sobre a isenção do pagamento de IPI para a compra de veículos por deficientes auditivos. A colunista comenta o texto do projeto de lei que trata do assunto, lembra quais deficiências que já dão o direito à isenção e quais impostos as pessoas com deficiência física precisam pagar na aquisição de um carro. O quadro Entrevista explica como funcionam as vagas para deficientes em universidades e no mercado de trabalho, e trata das regras que as instituições de ensino precisam observar, os direitos e deveres dos empregadores de empresas privadas e os procedimentos para o ingresso no serviço público.
Justiça na Tarde
Quando o passageiro é surpreendido no embarque que o itinerário do vôo será mudado, ocasionando atrasos e dificuldades, pode gerar ação de indenização? Essa é a primeira pauta do Justiça na Tarde dessa quarta-feira (10). Em seguida será sobre responsabilidade de empresas que concedem gratuidade em seus estacionamentos. No quadro de serviço: Pessoas do mesmo sexo em união homoafetiva que adotam ou tem filhos em parto natural tem direito a licença?
Radionovela Justiça em Cena “ O Folião Trapalhão”
Tarcísio, um homem pacato e cumpridor das leis durante o ano, usou e abusou da bebida e se transformou em um grande gerador de vexames, vergonhas e crimes, muitos crimes durante o Carnaval. Para se ter uma ideia, ele invadiu um hospital de cardíacos, um asilo e, depois disso, resolveu fazer xixi na rua em local proibido. Quem está contando tudo isso pra ele é o delegado Custódio Nascimento, um homem que põe medo em todo mundo e está deixando Tarcísio muito aflito, já que esse folião trabalhão não consegue se lembrar de absolutamente nada do que aprontou nem de como ele foi parar dentro de uma cela de delegacia. Mas, a ficha criminal de Tarcísio não para por aqui, o delegado parece ter mais coisa para contar a esse cara desgovernado. Radionovela em diversos horários na programação e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.
Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica. Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para o whatsapp: (61) 9 9975-8140.
Fonte: Rádio Justiça