Ministro Edson Fachin determina oitiva de turco preso para fins de extradição
Relator do pedido de extradição apresentado pelo governo da Turquia, o ministro Edson Fachin determinou o interrogatório de Ali Sipahi, nacional turco preso no último dia 5 em São Paulo, acusado de integrar organização terrorista.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nos autos da Extradição (EXT) 1578, o interrogatório do cidadão turco Ali Sipahi, preso no último dia 5 em São Paulo. Ele é acusado de integrar uma organização terrorista que, em 2016, tentou um golpe armado contra o presidente da Turquia. Sua prisão foi decretada pelo relator em 19 de março deste ano.
A oitiva foi marcada para o próximo 3 de maio de 2019, às 10h, e será presidida pelo desembargador Fernando Quadros da Silva, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
A defesa do acusado requereu a substituição da prisão preventiva, sustentando que é brasileiro naturalizado, tem 31 anos, atividade comercial e possui família, mulher e filho sob sua dependência. Em parecer, a Procuradoria-Geral da República se manifestou contrariamente ao pedido.
– Íntegra do despacho que designa a audiência.
RP/EH