Presidente da Suprema Corte da Costa Rica elogia Encontro sobre Administração Judiciária

20/11/2003 20:01 - Atualizado há 8 meses atrás

“Considero muito importante a iniciativa da Suprema Corte Brasileira em promover o I Encontro Nacional sobre Administração Judiciária”, declarou hoje (20/11) o presidente da Suprema Corte da Costa Rica, Luis Paulino Mora, ao participar de audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa. O magistrado costarriquenho é um dos conferencistas do encontro, que tem início amanhã e vai até sábado, no STF. “Independência Judicial” é o tema da palestra que será feita por Mora, na manhã desta sexta-feira. 


 


Mora ainda constatou que as justiças dos dois países – Brasil e Costa Rica – têm se relacionado de maneira mais intensa nos últimos anos. “Temos aprendido a trocar conhecimentos e experiências e isso nos tem ajudado muito a resolver problemas que, geralmente, são os mesmos, mas há diferentes formas de solucioná-los”, disse.


 


A respeito do encontro Luis Paulino Mora afirmou: “Vamos ter a oportunidade de conversar sobre aquilo que temos feito em nossos países e algumas experiências podem ser aproveitadas”. Ele também destacou a presença de três países representados no Encontro – Estados Unidos, Chile e Costa Rica. “Os problemas na Justiça estão sendo muito parecidos em todo o mundo e esse encontro nos dá a possibilidade de não tropeçarmos na mesma pedra”, apontou o magistrado. 


 


PROGRAMAÇÃO


 


As atividades do Encontro serão iniciadas pelo presidente do STF, ministro Maurício Corrêa, às 9h30. A abertura será transmitida, ao vivo, pela TV Justiça. A ministra Ellen Gracie, do STF, escolhida a presidente de honra do encontro, apresentará a temática a ser desenvolvida durante os dois dias de reunião.


 


Ainda no período da manhã do primeiro dia do Encontro, o diretor-executivo do Centro de Estúdios de las Américas (CEJA), Juan Enrique Vargas Viancos, fará uma palestra sobre “As reformas judiciais nas Américas”. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de  apresentar modelos de agilização na prestação jurisdicional. 


 


No segundo dia, a especialista no gerenciamento do setor público do Banco Mundial, Linn Hammergren, falará sobre a “Administração Judiciária” e o vice-presidente do STF, ministro Nelson Jobim, encerrará as atividades.  Entre os convidados estão o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e presidentes dos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país.


 


O Encontro, que será realizado no auditório da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, é promovido pelo STF em parceria com o Centro de Estúdios de las Américas (CEJA). 


 



Maurício Corrêa com presidente da Suprema Corte costarriquenha (cópia em alta resolução)


 


#EC/BB//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.