Confira a programação da Rádio Justiça para esta segunda-feira (11)

08/02/2019 20:00 - Atualizado há 8 meses atrás

Revista Justiça
No quadro Direito Civil, o programa recebe Fernando Brandão Whitaker, vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e um dos coordenadores do estudo sobre o imposto sobre transmissão causa mortis e doação (ITCMD). O Revista Justiça também conversa com o juiz federal em Belém (PA) Ilan Presser sobre os aspectos jurídicos ambientais e processuais do caso Brumadinho (MG). Estreamos, nesta segunda, o quadro OAB no Ar com a advogada Marcela Furst, presidente da comissão de Direito de Família da Subseção de Taguatinga da OAB-DF, que irá falar da importância da OAB para a classe e a sociedade. O Revista também destaca que 25% dos usuários de cartão de crédito entraram no rotativo ao final de 2018, segundo indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Quem comenta o assunto é a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti. No quadro Dicas do Autor, vamos conversar com o autor da obra “E-commerce, Tributação e Cultura“, o advogado e economista Eugênio Pacceli de Morais Bomtempo. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios autoriza um jovem a mudar o nome em que era conhecido desde sua adolescência. Mudou de Lucas Pablo para Lucas Luz. O advogado Edilson Barbosa vai explicar em que circunstâncias é possível que o nome seja alterado. O Revista Justiça também irá conversar com a reumatologista Catarina Vila sobre “Fevereiro Roxo”, mês de conscientização para incentivar o diagnóstico precoce de doenças como fibromialgia, lúpus e Alzheimer. Contratação de garçom de navio estrangeiro não seguirá legislação brasileira. Para a 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, a lei de regência é a da bandeira do navio. Conversaremos sobre o caso com a advogada trabalhista Sheila Humphreys. O ouvinte vai conferir no Quadro Sustentabilidade o diferencial competitivo do terceiro milênio com o professor de Direito Ambiental da Universidade Federal de Sergipe e promotor de justiça Eduardo Matos. Ele também irá destacar importantes pontos sobre gestão ambiental e sustentabilidade. Segunda-feira, às 8h.

Giro pelo Mundo
O Giro pelo Mundo desta segunda-feira destaca que o Comitê Paralímpico Internacional reintegrou a Rússia. Destaque também para a informação de que a Colômbia cancelou vistos de entrada de 300 venezuelanos apoiadores de Maduro. Segunda-feira também é dia de Latinitudes. A colunista Olivia Ricarte, especialista em Direito Constitucional e em Direitos Humanos, traz as últimas informações dos países latino americanos e os direitos humanos. Segunda-feira, às 10h.

Defenda seus Direitos
O programa desta segunda-feira fala sobre nova lei sancionada no Distrito Federal que proíbe canudos e copos de plástico. O advogado Max Colbe comenta a nova regra e fala sobre o consumo sustentável. No quadro Dicas para o Consumidor, a advogada Taízi Fonteles fala sobre como fica a matrícula realizada pelos estudantes convocados pela lista de espera do Sisu. Segunda-feira, às 13h.

Justiça na Tarde
Neste mês, o projeto “Audiências de Custódia” completa quatro anos de funcionamento. A iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça busca garantir a toda pessoa presa em flagrante o direito de comparecer presencialmente diante de um juiz em até 24h. Além de fazer um balanço da medida, o Justiça na Tarde também vai repercutir a recente ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no STF contra a medida provisória editada no mês passado que transferiu para o Ministério da Agricultura a tarefa de demarcar terras indígenas. Por fim, o programa leva ainda informação de utilidade pública tirando dúvidas dos ouvintes sobre os deveres dos pais na criação dos filhos. Segunda-feira, 14h10.

Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.