Presidente do STF é recebido na Corte Suprema de Justiça da Argentina

Ministro Dias Toffoli cumpre agenda em Buenos Aires, na Argentina, onde apresenta palestra no 1º Encontro Internacional da Associação de Juízes Federais.

23/11/2018 15:00 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foi recebido pelo presidente da Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina, ministro Carlos Rosenkrantz, na manhã desta sexta-feira (23). O ministro Toffoli, que foi recebido por três, dos cinco integrantes do tribunal, propôs a celebração de um acordo de cooperação sobre temas jurídicos entre as duas cortes supremas. O presidente do STF está em Buenos Aires para participar do 1º Encontro Internacional da Associação de Juízes Federais (Ajufe), evento, que reúne magistrados federais brasileiros e argentinos e trata de temas como a cooperação jurídica no Mercosul e comparação das legislações de ambos os países.

Durante a visita de cortesia, Toffoli conversou com os magistrados argentinos sobre o sistema judiciário brasileiro e explicou as diferenças na atuação da Justiça Federal, estadual, trabalhista e eleitoral. O ministro também detalhou o funcionamento da Suprema Corte e as características do Plenário Virtual e das súmulas vinculantes. Também falou sobre a atuação do Conselho Nacional de Justiça e sua composição.

“Brasil e Argentina são dois países irmãos, nossos destinos estão juntados tanto pela geografia, quanto pela história, pela nossa cultura, pela nossa formação, e manter um contato com a Suprema Corte da Argentina, para o Judiciário brasileiro é extremamente importante e relevante”, disse Toffoli.

Também participaram da visita o corregedor-geral do CNJ, ministro Humberto Martins, e o presidente da Ajufe, Fernando Mendes.

PR/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.