Presidente do STF é recebido na Corte Suprema de Justiça da Argentina
Ministro Dias Toffoli cumpre agenda em Buenos Aires, na Argentina, onde apresenta palestra no 1º Encontro Internacional da Associação de Juízes Federais.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foi recebido pelo presidente da Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina, ministro Carlos Rosenkrantz, na manhã desta sexta-feira (23). O ministro Toffoli, que foi recebido por três, dos cinco integrantes do tribunal, propôs a celebração de um acordo de cooperação sobre temas jurídicos entre as duas cortes supremas. O presidente do STF está em Buenos Aires para participar do 1º Encontro Internacional da Associação de Juízes Federais (Ajufe), evento, que reúne magistrados federais brasileiros e argentinos e trata de temas como a cooperação jurídica no Mercosul e comparação das legislações de ambos os países.
Durante a visita de cortesia, Toffoli conversou com os magistrados argentinos sobre o sistema judiciário brasileiro e explicou as diferenças na atuação da Justiça Federal, estadual, trabalhista e eleitoral. O ministro também detalhou o funcionamento da Suprema Corte e as características do Plenário Virtual e das súmulas vinculantes. Também falou sobre a atuação do Conselho Nacional de Justiça e sua composição.
“Brasil e Argentina são dois países irmãos, nossos destinos estão juntados tanto pela geografia, quanto pela história, pela nossa cultura, pela nossa formação, e manter um contato com a Suprema Corte da Argentina, para o Judiciário brasileiro é extremamente importante e relevante”, disse Toffoli.
Também participaram da visita o corregedor-geral do CNJ, ministro Humberto Martins, e o presidente da Ajufe, Fernando Mendes.
PR/EH