Rei e rainha da Noruega visitam Supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, recebeu hoje no Salão Nobre do tribunal a visita do rei Harald V e da rainha Sonja, da Noruega. O ministro estava acompanhado de sua filha, Cláudia Corrêa. A última vez em que o Brasil recebeu a visita de um rei da Noruega foi em 1967, quando o rei era Olaf V, pai de Harald V. O casal Harald e Sonja já esteve no Brasil em lua-de-mel (1968), quando visitou Brasília pela primeira vez.
O objetivo maior da viagem de Harald V e Sonja é reforçar as relações comerciais entre o Brasil e a Noruega. Uma delegação de ministros e empresários, principalmente dos setores da indústria norueguesa que mantêm laços mais estreitos com o Brasil (pesca, petróleo e construção de navios) acompanha o rei Harald, que quer promover negócios entre os dois países.
Durante a visita de cortesia dos monarcas noruegueses ao STF, o ministro Maurício Corrêa disse que era com imensa alegria que recebia o rei e a rainha na mais alta Corte de Justiça do país, lembrando que o STF completou, no último dia 18, 175 anos de existência.
Questionado pelo rei Harald sobre o funcionamento do tribunal, o ministro Maurício Corrêa explicou ao monarca que tipo de ações são julgadas pelo STF e sua composição em duas Turmas e o Pleno. O presidente do STF ressaltou a sobrecarga de trabalho por que tem passado a Casa: “Enquanto julgamos, no último ano, 170 mil processos, a Suprema Corte dos Estados Unidos julgou pouco mais de 170”, comparou Maurício Corrêa.
Ao convidar os monarcas noruegueses para assinar o Livro de Visitas Ilustres ao Supremo Tribunal Federal, o ministro Maurício Correa mostrou ao rei Harald V a assinatura de seu falecido pai, o rei norueguês Olav V, que visitou o STF em sua visita ao Brasil em 1967.
Também estiveram presentes ao encontro os ministros Ellen Gracie, Cezar Peluso, Carlos Britto e Joaquim Barbosa, além da subprocuradora-geral da República Ela Wiecko Volkmer de Castilho. O ministro Maurício Corrêa presenteou o rei com um exemplar em inglês da Constituição Federal e a medalha do STF e recebeu de presente uma foto oficial dos monarcas. A ministra Ellen Gracie presenteou a rainha Sonja com uma peça em palha dourada da região do Jalapão, no Tocantins.
Após receber o rei e a rainha no STF, o ministro Maurício Corrêa participou, no Itamaraty, do almoço oferecido pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em homenagem aos monarcas noruegueses.
Presidente do STF recebe rei e rainha da Noruega (cópia em alta resolução)
Maurício Corrêa cumprimenta Harald V (cópia em alta resolução)
#RL/CG//AM