Representantes da PGR e OAB discursam na posse da nova presidente do STF

12/09/2016 19:15 - Atualizado há 8 meses atrás

Nesta segunda-feira (12), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, saudaram a ministra Cármen Lúcia e o ministro Dias Toffoli na sessão solene em que ambos tomaram posse, respectivamente, como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso, Rodrigo Janot afirmou que a atuação de chefe do Poder Judiciário deve guiar não somente a Corte, mas todos os juízes do País “pelos caminhos da boa justiça, fundada na celeridade, na altivez em face dos demais Poderes da República e na absoluta imparcialidade diante dos jogos de interesse que se desenrolam nos litígios de toda ordem submetidos ao escrutínio do Judiciário”.

Ele se disse agraciado em saudar a ministra Cármen Lúcia nessa ocasião e a elogiou pelas virtudes da prudência, do saber e da honradez. “A independência, a ponderação e o altruísmo já foram revelados em suas inúmeras decisões e também em suas atividades à frente da Vice-Presidência do STF”, destacou.

Ao falar da crise política atravessada pelo País, Rodrigo Janot destacou que o Brasil precisa neste momento da força do caráter da ministra, e ressaltou que o Ministério Publico estará a seu lado para enfrentar os desafios. O procurador-geral saudou também o ministro Dias Toffoli pela ascensão à Vice-Presidência.

OAB

O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, também prestou homenagem à nova presidente do STF e falou da expectativa por uma gestão marcada pelo diálogo e mútua colaboração entre Judiciário e a classe dos advogados.

Lamachia destacou a atuação e experiência de Cármen Lúcia nos diversos ramos do Direito. “Não tenho dúvida de que o Supremo está em boas mãos e acentuo que não é irrelevante o fato de a ministra ter sido forjada na militância da advocacia que, segundo Rui Barbosa, impõe ao advogado a missão de colocar o Direito em amparo dos indefesos, dos proscritos, das vítimas da opressão”. Para o presidente do Conselho, a ministra jamais perdeu esse sentido de missão social na sua atuação como magistrada.

Em nome da advocacia brasileira, desejou êxito pleno à presidente e ao vice-presidente do STF.

SP/AD

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.