Presidente do STF reúne-se com representantes da magistratura

30/07/2003 17:02 - Atualizado há 9 meses atrás

Cerca de 80 representantes de entidades da magistratura estiveram reunidos no início da tarde de hoje com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, que, mais uma vez, fez um apelo aos representantes dos juízes para que evitem a paralisação da classe, prevista para o início de agosto.


 


O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Grijalbo Coutinho, revelou, à saída do encontro, que o apelo do presidente do Supremo “foi enfático no sentido da suspensão do movimento”, mas salientou que os juízes preferem tomar uma decisão comum ouvindo todas as tendências da magistratura com relação ao projeto de Reforma da Previdência. Por isso, transferiram a decisão para o encontro marcado para final desta tarde na sede da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).


 


O presidente da AMB, Cláudio Baldino Maciel, por sinal, já esperava pela renovação do apelo do presidente do STF, mas frisou que a classe está reconsiderando e reavaliando o quadro político dos últimos dias. A Reforma da Previdência, segundo ele, “é uma reforma tormentosa, que trás diversas dificuldades para todos os lados envolvidos”, declarou Baldino, frisando que, durante todo o período de discussões, os magistrados encarregados das articulações com o Legislativo “sempre tiveram a preocupação com que o Judiciário não saia disso com qualquer privilégio mais saia com as prerrogativas que não foram atingidas”.


 


Ele também reconheceu que os ânimos, com as alterações feitas no projeto de Reforma da Previdência, arrefeceram: “O clima inegavelmente é outro. Inclusive, quando o presidente do Supremo vai ao Parlamento e tem uma conversa com as lideranças e os líderes, inclusive da base do governo, vêm ao Supremo conversar, então temos uma sinalização muito concreta de que há conversações e diálogo restabelecido, e uma boa dose de segurança de que pontos mínimos, estruturantes do Poder Judiciário, possam ser mantidos”.


 


Na manhã de hoje, o ministro Maurício Corrêa já havia se reunido com o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), e lideranças dos partidos na Casa.


 



Presidente do STF com líderes na Câmara (cópia em alta resolução)


 



Maurício Corrêa em reunião com magistrados na tarde de hoje (cópia em alta resolução)


 


 


 


#SD/JB//AM


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.