STF concede benefício da justiça gratuita a ex-marido da deputada Laura Carneiro

15/07/2003 16:46 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, concedeu hoje o benefício da justiça gratuita a Luiz Teixeira Ventura, ex-marido da deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) contra quem ele ingressou com Queixa – Crime (Inq 2022) por calúnia, injúria e difamação.


Segundo diz a Defensoria Pública da União, na ação, o economista passou a correr risco de vida, após ter prestado depoimento em inquérito policial que envolve a deputada em investigações sobre fraude e desvio de dinheiro no INSS do Rio de Janeiro.


Em conseqüência, o ex-marido da deputada foi incluído no Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro, de março de 2002 até janeiro de 2003, mudando de identidade, endereço e permanecendo incomunicável. Agora, está desempregado, sem patrimônio e vivendo da ajuda econômica de amigos e parentes.


Ainda segundo a Defensoria-Pública, os desentendimentos de ordem particular entre o casal, no período de separação, foram agravados pelo fato de Luiz Ventura ter prestado depoimento em Inquérito que tramita no STF (Inq 1819).


Acrescenta que, na época, em 2002, o jornal “O Dia” veiculou reportagem como se o economista tivesse declarado à imprensa que a deputada, seu irmão e outras pessoas fossem os responsáveis pelo esquema de corrupção e fraude no INSS/RJ. No entanto, declara, na ação, que não foi a fonte do jornal por que estava incomunicável. “Na verdade, como testemunha, foi inquirido pela autoridade competente”, acentua.


Em represália, ainda de acordo com a ação, a deputada teria, por meio da imprensa, ofendido a honra da mãe de Ventura e declarado que ele seria “um louco e golpista”. Luiz Ventura rebateu, afirmando que não tem problemas mentais, não é estelionatário e que “Maria Laura tem ciência de ser a senhora Hilda Ventura (sua mãe) pessoa honesta e não dona de um bordel”.


#BB/DF//SS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.