Associação de delegados do Rio pede notificação do presidente da República

01/07/2003 16:29 - Atualizado há 9 meses atrás

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Adepol) formulou, junto ao Supremo Tribunal Federal, pedido de notificação judicial (Pet 2972) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o jornalista Eucimar de Oliveira, editor responsável do jornal Extra, do Rio de Janeiro.


 


Segundo a Petição, no dia 13 de julho de 2002, o jornal publicou matéria intitulada “Garotinho faz nova exigência”, com o tópico “Interpelação de Lula”. A reportagem informou que Lula, na época candidato à presidência da República, teria acusado parte da polícia fluminense de estar envolvida com o crime organizado: “Em entrevista no Palácio Guanabara, Lula acusou parte da polícia fluminense de estar envolvida no crime organizado”, disse o jornal.


 


A entidade requer a notificação do jornalista para responder se a reportagem é de sua autoria e se as informações foram obtidas diretamente do candidato presidencial. No caso do presidente da República, se ele reconhece como suas as declarações a ele atribuídas na matéria e, se em caso afirmativo, esclareça qual é a “a parte da polícia fluminense envolvida no crime organizado”, declinando os nomes de seus integrantes.


 


A Adepol afirma que a acusação feita supostamente pelo candidato Lula “atinge, de forma grave e inconseqüente, a honra de toda a classe policial brasileira, inclusive, como não poderia deixar de ser, a dos delegados de Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro”.


 


As acusações, alega ainda a associação, “adquirem maior dimensão – e, portanto, maior potencial ofensivo – quando se constata que foram feitas por alguém cuja opinião tem repercussão no país inteiro e até mesmo no exterior”.


 


O relator da ação é o ministro Nelson Jobim.


 



Ministro Nelson Jobim é o relator da ação (cópia em alta resolução)


 


BB/DF//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.