Programação da Rádio Justiça para sexta-feira (10)
Revista Justiça
O programa destaca o Projeto de Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal de 18 anos de idade, para 16 anos. Para falar sobre o assunto, participa do programa o procurador em Minas Gerais Rogério Greco e o procurador na Bahia Rômulo de Andrade Moreira. No quadro “Dicas do Autor”, você acompanha uma entrevista com um dos autores do livro “JUSTIÇA PARALELA – criminologia crítica, pluralismo jurídico e (sub) cidadania em uma favela do Rio de Janeiro”, o mestre em Direito e Garantias Fundamentais e professor universitário José Maria Terra. O programa traz também detalhes da “Audiência de Custódia” no estado do Maranhão, que recebeu reconhecimento internacional. Sobre o assunto, acompanhe a entrevista com o juiz coordenador da Central de Inquéritos em São Luís, Antônio Luís. Sexta-feira, às 8h.
CNJ no Ar
Uma comissão formada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba deve estabelecer nos próximos dias um cronograma para a implantação do projeto “Audiências de Custódia”, do Conselho Nacional de Justiça, no estado. Confira os detalhes na reportagem de Pedro Scartezini. O Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico discutiu a expansão do sistema e outros temas relacionados à virtualização de processos no Judiciário. Mais informações com Jorge Macedo. Sexta-feira, às 10h.
Defenda seus Direitos
Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito traçou o perfil de consumidores que ficaram inadimplentes por terem emprestado seu nome para outras pessoas comprarem produtos e serviços ou tomar empréstimos. Segundo a pesquisa, 15 milhões de consumidores ficaram ou ainda estão com o nome sujo por essa razão, principalmente por emprestar o cartão de crédito (74%) e o cartão de loja (64%). O processo de quitação da dívida feita por terceiros é longo: 53% dos atuais inadimplentes estão nessa situação há mais de três anos. Saiba mais na entrevista com a economista Marcela Kawauti. Sexta-feira, 13h30.
Radionovela – “Velho e esperto”
Há quem diga que ficar velho é péssimo. Mas está na hora de rever essa afirmação. Com mais consciência, informação e claro, tratamentos preventivos e de cura, a terceira idade se transformou em uma fase produtiva da vida. Pra ser melhor falta ainda que todas as pessoas maiores de 60 anos conheçam melhor os seus direitos. Em diversos horários e versão compacta sábados e domingos, às 20h30.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br. Siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica.