Cooperação judicial é tema de encontro entre presidente do STF e ministra da Justiça da China
Em seu último compromisso oficial na viagem à China, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, reuniu-se nesta quarta-feira (1/4) com a ministra da Justiça da República Popular da China, Wu Aiying, na sede do órgão, em Pequim.
Em seu último compromisso oficial na viagem à China, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, reuniu-se nesta quarta-feira (1/4) com a ministra da Justiça da República Popular da China, Wu Aiying, na sede do órgão, em Pequim. Durante o encontro, foram debatidas formas de aperfeiçoar a cooperação judicial internacional entre a China e o Brasil. A ministra Wu Aiying fez ainda uma detalhada exposição sobre as reformas que estão sendo implementadas no sistema judicial chinês, e ouviu do ministro Lewandowski um relato das ações desenvolvidas em sua gestão à frente do Poder Judiciário brasileiro.
Também nesta quarta-feira, o ministro Lewandowski realizou visitas a uma corte de primeira instância no distrito de Dongcheng e ao Tribunal Superior de Pequim, onde conheceu os sistemas informatizados de acompanhamento de audiências e de processos, operados a partir de um moderno centro de controle.
Além da agenda com a ministra da Justiça da China, ao longo da viagem oficial à China, iniciada no dia 28 de março, o presidente do STF participou de diversos compromissos. Entre eles, conversou com estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Pequim, assinou um Memorando de Entendimento com o presidente da Suprema Corte Popular da China, para a cooperação entre as cortes supremas chinesa e brasileira, proferiu palestras no Fórum de Boao para a Ásia 2015, com o objetivo de debater o papel do Poder Judiciário dos países do BRICS em relação a medidas de controle de poluição ambiental, e no Fórum de Justiça do BRICS, onde participou de um painel com o tema “Proteção Judicial dos Recursos Naturais”.
Com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais do STF
Leia mais:
01/04/2015 – Presidente do STF cumpre agenda oficial em viagem à China