Direto do Plenário: Novo presidente do STF faz discurso de posse
O novo presidente do STF, ministro Maurício Corrêa, fala neste momento em Plenário, saudando os convidados. Após o discurso de posse a sessão solene será encerrada.
Em discurso marcadamente político, o presidente do Conselho Federal da OAB, Rubens Approbato, saudou o novo presidente do STF, ministro Maurício Corrêa e o vice, Nelson Jobim, aos quais desejou uma “gestão profícua”. Também saudou o ministro Marco Aurélio, que deixa a condução da Corte.
Approbato defendeu a realização das reformas anunciadas pelo presidente da República, “sob o império da lei e da ordem” e mediante debate com a sociedade. Também defendeu a reforma do Judiciário, para que haja celeridade na prestação de serviços.
O presidente da OAB afirmou que “O País quer mudanças já”. Diante do novo presidente do Supremo e do presidente da República, Aprobato disse que “não é mais possível conviver com esta pérfida conjunção de carências”. Segundo Approbato, “o povo tem pressa porque o desemprego está aumentando”. E perguntou: “quando o país verá novamente crescer a abertura de postos de trabalho?
Declarou, ainda, que “a defesa intransigente do Judiciário é que leva a Ordem a defender seu controle externo”.
Em nome do Ministério Público Federal, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, cumprimentou o ministro Maurício Corrêa e seu vice, ministro Nelson Jobim. Também defendeu a necessidade de reforma do judiciário, a modernização da Justiça e o controle do Poder, em beneficio dos jurisdicionados.
No discurso de saudação ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, o ministro Sepúlveda Pertence, lembrou a origem acadêmica comum de ambos, a Faculdade de Direito de Minas Gerais. Sepúlveda observou que ele e Corrêa foram incansáveis combatentes contra o autoritarismo.
O ministro Sepúlveda Pertence lembrou que erroneamente atribui-se a deficiência do funcionamento da Justiça “a razões ocultas de ordem moral, freqüentemente assoalhadas com cruel e leviana generalização, a partir de episódios isolados”.
Maurício Corrêa discursa ao lado do presidente da República (cópia em alta resolução)
#SD-SS//SS