TV Justiça exibe indicado para Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no quadro “Filme do Mês”
A TV Justiça exibe a partir de domingo, às 21h, o filme belga “Daens – Um Grito de Justiça”, um drama produzido no ano de 1992 e indicado para o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 1993. O filme conta a história do padre Daens que se rebela contra os maus tratos e a miséria ocorridos no final do século XIX. O drama se passa nas tecelagens do norte da Bélgica, momento em que os trabalhadores estavam condenados a um estado de pobreza quase absoluta.
Os donos das fábricas, a maioria do Partido Católico, queriam concorrer comercialmente com a Inglaterra. Para isso, eles decidiram empregar mulheres e crianças por salários mais baixos e deixar os operários fora das fábricas, mesmo correndo sérios riscos de acidente.
Revoltado com a situação, o padre Daens escreve um artigo para o jornal do Partido Católico local e lança a semente de justiça na comunidade, que é instigada a lutar em favor de um mundo mais justo.
O “Filme do Mês” é um espaço dedicado à exibição de filmes que, de alguma forma, tratem de temas relacionados à Justiça: julgamentos, atuações de advogados, Ministério Público.
Ao término da exibição, um especialista do Direito comenta o filme explicando condutas, decisões e possíveis modificações ocorridas ao longo do tempo e as diferenças entre a Justiça brasileira e a de outro país, se o filme for estrangeiro. Nesta segunda edição, a comentarista convidada é a professora de filosofia do Direito da Universidade Católica de Brasília, Leda Cristina Benradt.
#EC/JY//AM