Ministro Marco Aurélio presidirá Primeira Turma em 2014
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) terá na sua presidência no ano de 2014 o ministro Marco Aurélio. O ministro, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi escolhido por unanimidade dos votos da Turma.
Segundo o atual presidente, ministro Luiz Fux, a escolha foi uma homenagem ao ministro Marco Aurélio, uma vez que, pela ordem de antiguidade que usualmente rege o preenchimento anual da presidência da Turma, ele assumiria o cargo apenas em 2016. Nesse ano, o ministro Marco Aurélio deverá ser aposentado compulsoriamente como ministro do STF, por atingir a idade de 70 anos.
“O gesto fala à minha alma, e me estimula no ofício judicante, nesses últimos dois anos e sete meses que tenho pela frente”, afirmou. Pela ordem de antiguidade, assumiria a presidência no próximo ano a ministra Rosa Weber e, em seguida, o ministro Roberto Barroso.
Balanço do ano
O presidente Luiz Fux anunciou que a Primeira Turma julgou, em 2013, o total de 5.606 feitos, resultado que dedicou aos colegas, funcionários e representantes do Ministério Público. “Isso ocorreu graças ao empenho, eficiência e presteza dos colegas. Espero ter dado o melhor de mim, e gostaria de manifestar o meu agradecimento”, afirmou.
FT/EH