Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

15/11/2013 19:30 - Atualizado há 8 meses atrás

Sexta-feira, 15/11

20h30 – Iluminuras
O convidado do programa desta semana é o advogado e amante da literatura Ibsen Noronha. Ele é o primeiro mestre brasileiro a lecionar na Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, nos últimos duzentos anos. Recentemente, Ibsen Noronha lançou o livro “Escravidão e leis no Brasil”, coletânea de artigos e entrevistas que trata a lei de cotas nas universidades. O programa também recebe a escritora Isolda Marinho, que coleciona prêmios literários. Nascida em Maceió (AL), reside em Brasília (DF) desde os nove anos. Aos 14 anos de idade, foi incentivada a escrever depois que um de seus professores leu suas redações. Ela garante que a capital brasileira é sua grande fonte de inspiração.
O Iluminuras também está no YouTube. Para ver o programa, basta acessar: www.youtube.com/programailuminuras
Reapresentações: 16/11, às 11h; 17/11, às 11h30; 18/11, às 21h; 19/11, às 22h30; e 20/11, às 22h30.

21h – Sessão Cinemateca Brasileira
O filme em cartaz esta semana é a comédia “Osso, amor e papagaios”, lançada em 1957, com roteiro e direção de Carlos Alberto de Souza Barros e César Memolo Júnior. Acanguera é uma pequena cidade do interior onde os moradores têm o hábito de empinar papagaio, mas, por trás da aparente tranquilidade há desavenças políticas, namoro proibido, traição e uma sequência de mortes que começa no dia em que a cidade comemoraria dez anos sem ninguém morrer. A chegada de um personagem misterioso deixa a cidade de pernas para o ar, com o anúncio de uma descoberta.
Reapresentações: 16/11, às 23h; e 17/11, às 23h

Sábado, 16/11

8h – Saber Direito Debate
No programa Saber Direito Debate desta semana, o professor de Direito Empresarial Washington Barbosa fala sobre a importância de conhecer a legislação dessa área e o espaço que os profissionais vêm ganhando no mercado e explica a relação entre esse ramo e o Direito Comercial. O programa mostra também, um pouco mais sobre a trajetória de Washington Barbosa, como ele ajuda estudantes a entenderem o Direito Empresarial e as dicas de livros para quem quer aprofundar o estudo no assunto.
Os interessados em participar das gravações do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.
Reapresentação: 17/11, às 10h

10h – Saber Direito Responde
O Código Civil de 2002 mudou alguns aspectos para empresas e empresários? Qual a natureza jurídica do estabelecimento empresarial? No programa Saber Direito Responde, o professor de Direito Empresarial Washington Barbosa responde a essas e a outras perguntas e, também, aos questionamentos de estudantes presentes no estúdio.
Os interessados em participar das gravações do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.
Reapresentações: 17/11, às 17h; 18/11, às 9h e às 15h.

12h30 – Fórum
O Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013), sancionado no dia 5 de agosto pela Presidência da República, é fruto de um longo processo de mobilização e de uma tramitação de quase dez anos no Congresso Nacional. A legislação assegura diversos direitos aos jovens de 15 a 29 anos, além de definir princípios e diretrizes para as políticas públicas de juventude. No programa Fórum desta semana, o defensor público do Distrito Federal (DF), Sérgio Domingos, e o presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Alessandro Melchior, falam desses direitos.
Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: forum@stf.jus.br.
Reapresentações: 19/11, às 9h30; 20/11, às 11h; e 21/11, às 12h.

14h – CNJ em Ação
O programa desta semana mostra a sessão 179 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os integrantes do órgão de controle externo do Judiciário decidiram que a vaga destinada ao quinto constitucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) deve ser ocupada por novo integrante indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No quadro Calendário, você fica por dentro dos eventos que vão movimentar o Judiciário. No quadro Bastidores, o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Douglas Martins, fala sobre os manicômios judiciais e sobre como está sendo feito o censo dos magistrados.
Reprises: 18/11, às 19h; 19/11, às 13h30; 20/11, às 7h; e 21/11, às 13h30.

21h30 – Repórter Justiça
O programa desta semana fala do dilema vivido por mulheres que se tornam mães e ficam divididas entre a vivência da maternidade e a carreira profissional, e de como elas resolvem essa situação. Mudar de emprego, abrir mão da profissão, deixar os filhos com uma babá, trabalhar em casa, qual seria a melhor solução? A lei garante quatro meses de salário maternidade e não contempla as mulheres autônomas. Nessa situação, as mães têm que se organizar. Para as empresas, o assunto é delicado. Algumas fazem até uma investigação na vida pessoal da candidata para saber se ela está na idade própria para engravidar e, caso esteja, o currículo vai para o final da fila.
Reapresentações: 17/11, às 11h, 18/11, às 12h, 20/11, às 19h; e 21/11, às 22h30.

Domingo, 17/11

20h – Refrão
Ellen Oléria está de volta ao programa para falar sobre o novo disco. Uma voz forte, marcante, que rompeu barreiras, saiu de Brasília (DF) e conquistou o País com uma mistura de ritmos que se completam e dão origem a um som cheio de swing. A cantora e instrumentista autodidata foi recebida pelo Refrão, pela primeira vez, em 2009. Ellen venceu, há quase um ano, um concurso nacional de música promovido por uma grande emissora comercial. Esta semana, ela volta para falar sobre a consolidação da carreira e o novo disco, lançado recentemente.
Reapresentações: 18/11, às 13h30; 20/11, às 20h; 21/11, às 9h30; e 22/11, às 18h.

21h – Academia
Em 2008 e 2009, dois países sul-americanos, Equador e Bolívia, aprovavam nova carta constitucional, os dois com ampla participação popular no debate, primeiro com proposições e, depois, aprovando o texto final. Outro traço importante foi o tratamento dado às tradições e práticas indígenas. Vamos saber como essa trajetória culminou na formação dos estados plurinacionais. “O Novo Constitucionalismo Pluralista Latino-Americano: participação popular e cosmovisões indígenas (Pachamama e Sumak Kawsay)” é o nome da dissertação em pauta no programa desta semana. O trabalho foi apresentado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para obtenção do título de mestre em Direito. O objetivo do autor, Pedro Augusto Brandão, foi analisar as inovações do texto constitucional nos recentes processos constitucionais na América latina. Para debater o tema, os convidados são Fernando Antônio Dantas, professor de Teoria do Direito da Universidade Federal de Goiás (UFGO) e presidente do Centro de Estudos Sociais da América Latina, e César Baldi, mestre em direito e pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB).
Os interessados em apresentar sua tese ou dissertação no programa devem enviar seu trabalho pelo e-mail academia@stf.jus.br.
Reapresentações: 18/11, às 10h; 19/11, às 12h30h; 20/11, às 19h30; 21/11, às 10h; e 22/11, às 9h.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.