Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana
Programa Iluminuras recebe ativista literário e advogado apaixonado por literatura
Na edição desta semana do programa Iluminuras, o escritor brasiliense Giovani Iemini conta como foi criado o grupo de escritores, poetas, artistas e produtores culturais que pratica nas redes sociais uma espécie de ativismo literário. Eles promovem debates, estimulam a construção do pensamento crítico e a produção literária. Segundo Giovani, "O Bar do Escritor" é um grupo de literatura que ultimamente vem sendo chamado de movimento literário e surgiu em 2005 na internet.
O programa também recebe o advogado e escritor Fábio de Sousa Coutinho, apaixonado por poesia, ensaios, prosa, filosofia e, claro, literatura jurídica. Ele fala de sua biblioteca com mais de sete mil livros e comenta que tem lido muita poesia. "Atualmente, por acaso, estou lendo um poeta que é também magistrado: Alberto Bresciani, que é um poeta moderno, altamente contemporâneo".
O programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30, e será reapresentado no sábado, às 11h; no domingo, às 11h30; na segunda-feira, às 21h; e na terça-feira, às 22h30.
Natiruts lança DVD acústico no Refrão desta semana
Influenciado pela MPB, o Natiruts ganhou fama no país todo ao cantar o reggae e levar aos quatro cantos a realidade brasiliense. O programa Refrão desta semana recebe o vocalista da banda, Alexandre Carlo. Ele fala sobre o mais recente trabalho do Natiruts: o DVD acústico, gravado no Rio de Janeiro.
No quadro Pauta Musical, o professor de Filosofia do Direito Rossini Corrêa analisa a canção “Deixa o menino jogar”, sucesso do Natiruts. Corrêa faz uma reflexão sobre a importância do Brasil lutar pela mobilização e mudança de realidade.
O Refrão é neste domingo, às 20h. E em horários alternativos: segunda-feira, às 13h30; terça-feira, às 11h30; quarta-feira, às 20h; quinta-feira, às 9h30; e sexta-feira, às 18h.
Repórter Justiça mostra como o estágio pode mudar o futuro dos jovens
Decidir a profissão que deseja seguir para o resto da vida não é tarefa fácil. O que ajuda muitos jovens a ter essa certeza é o estágio. O vínculo não é empregatício, mas estabelece uma relação direta com o dia a dia das empresas. A experiência é indispensável para construir profissionais preparados para o mercado de trabalho.
Quem tem interesse de adiantar o futuro e está pronto para trabalhar, mesmo antes de completar o ensino fundamental, pode começar pelo projeto de aprendizagem, que tem carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos. Carteira carimbada ou termo de compromisso assinado, não importa, para Moisés do Espírito Santo, gerente de uma agência de integração que oferece essas vagas, não existe melhor maneira de começar.
“São duas leis distintas, mas com um objetivo comum, que é oferecer ao final dessa jornada, para esse estudante, a possibilidade de adquirir conhecimentos e dá o primeiro passo rumo a sua profissionalização”, garante o gerente.
O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30.
Meio Ambiente por Inteiro fala sobre a energia eólica
Uma energia abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Trata-se da energia eólica, gerada a partir da força dos ventos. O Brasil é um país que tem investido na geração desse tipo de energia com a instalação de novos parques eólicos. Os primeiros campos foram construídos no Ceará e em Fernando de Noronha no início dos anos 1990. Hoje são mais de 70 campos e o parque eólico de Osório, no Rio Grande do Sul, é o maior da América Latina.Com 75 aerogeradores, o campo produz energia suficiente para abastecer uma cidade de 750 mil habitantes.
Para falar sobre a energia eólica, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o especialista em regulação da ANEEL, Tito Ângelo Lobão, e o doutor em Economia Aplicada à Energia, da Universidade de Brasília (UnB), Juan José Verdésio.
Nordeste, Sul e Sudeste são as regiões mais propícias para a instalação de campos de energia eólica por causa da intensidade dos ventos. É por meio dos aerogeradores que a força do vento é captada e se transforma em energia.
O programa Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30.
O Show do Eu: a intimidade como espetáculo nas redes sociais
A rede mundial de computadores, pelo fácil e rápido acesso às informações, tornou possível ao indivíduo fazer de si um espetáculo. Isso ocorre, principalmente, nas redes sociais. Por outro lado, no Brasil, a produção de regras legais que atendam às peculiaridades da internet tramitam anos por nossas casas legislativas. Cabe, portanto, à jurisprudência e à doutrina traçar parâmetros de efetivação das normas constitucionais e legais às relações jurídicas praticadas no mundo virtual.
João Victor Rozatti Longhi desenvolveu um estudo sobre o assunto, que vai ser debatido no programa Academia desta semana. A dissertação foi apresentada ao programa de pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial para a obtenção do título de mestre.
O trabalho trata da responsabilidade civil por danos à pessoa humana oriundos do uso de perfis falsos em sites de redes sociais. São enumeradas as principais visões sobre a possibilidade de regulamentação jurídica da internet, colaborando para a delimitação da maneira mais eficaz de criação de regras concretas à tutela dos interesses envolvidos e para os regimes de responsabilidade aplicáveis. Para debater o trabalho, o programa convidou Marcello Barra, sociólogo e integrante do grupo Ciência, Tecnologia e Educação na Contemporaneidade da Universidade de Brasília (UnB), e Atalá Correia, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público e juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Você também pode apresentar sua tese ou dissertação no programa Academia. Mande seu trabalho pelo e-mail academia@stf.jus.br.
O programa será exibido neste domingo, às 21h, e reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h; e na sexta-feira, às 9h.
Fonte: TV Justiça