Confira a programação da TV Justiça para o final de semana

07/06/2013 16:20 - Atualizado há 9 meses atrás

Iluminuras fala da mistura entre psicanálise e literatura

Um dos destaques do programa Iluminuras desta semana é o escritor Wesley Peres, doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Wesley fala sobre a relação da psicanálise e a vida de escritor.

O programa mostra ainda uma entrevista com o advogado e escritor Manoel Moacir Costa Macedo, professor universitário e autor de livros de poesia. Foi vivendo no meio das injustiças sociais que o escritor começou sua paixão pela poesia.“Eu convivi com a desigualdade, então, eu não precisei ler em livros a minha realidade, e isso, reflete em todos os meus atos”, afirma.

O Iluminuras vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30.

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre produção de carvão

O carvão mineral é um combustível de origem fóssil encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre. Ele é a principal fonte de geração de energia elétrica no mundo e muito usado em usinas termelétricas e indústrias de siderurgia. Mas a queima desse minério para gerar energia lança no ar partículas sólidas e gases poluentes que contribuem para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global. Para falar sobre o carvão, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) Waldir Quirino e o engenheiro químico e pesquisador da Embrapa Agroenergia José Dilcio Rocha.

Apesar de não ser uma fonte de energia limpa, o carvão ainda é muito utilizado no mundo por questões econômicas, já que é uma fonte muito barata. A vegetação mais usada para a produção do minério é o eucalipto, mas os ambientalistas viram no desperdício uma nova possibilidade: carvão feito de bambu. Essa foi a descoberta do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

A principal vantagem do carvão vegetal é que o mesmo gás carbônico que é liberado durante a queima é absorvido na formação de novas plantas, fechando um ciclo completo. “Nós estamos descobrindo que podemos também plantar o bambu como se planta o eucalipto, inclusive com um bom rendimento. Os rendimentos de bambu por área plantada são muito próximos ao do eucalipto”, destaca o professor Quirino.
Exibições:

Assista ao Meio Ambiente por Inteiro neste sábado, às 19h. A reapresentação será no domingo, às 8h; na segunda-feira, às 18h; na terça-feira, às 10h; na quarta-feira, às 12h30; e na quinta-feira, às 11h30.

Ed Motta lança novo álbum no Refrão

Dono de uma das vozes mais marcantes da cena musical contemporânea, Ed Motta acaba de lançar o disco AOR, uma vertente da música pop surgida na década de 1970 e também chamada de "Adult Oriented Rock". O álbum traz parcerias do multi-instrumentista carioca com Rita Lee, Adriana Calcanhoto e com o lendário guitarrista norte-americano David Walker.

“Eu acho que sou músico por causa do AOR. Eu descobri esse termo no meu disco "Manual Prático" porque quando ele foi lançado no Japão, o pessoal lá colocou esse nome. E eu achei super esquisito na época, até descobrir o que realmente era”, conta Ed Motta.

No quadro Pauta Musical, o professor de antropologia da Universidade de Brasília (UnB) José Zuchiwschi fala sobre o otimismo do povo brasileiro a partir do sucesso “Tem espaço na van”, de Ed Motta.

O Refrão vai ao ar neste domingo, às 20h, e será reapresentado na segunda-feira, às 13h30; na terça-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 20h; na quinta-feira, às 9h30; e na sexta-feira, às 18h.

Grandes Julgamentos fala de decisão sobre critério de concessão de benefício social a idosos

O programa Grandes Julgamentos do STF apresenta nesta semana a decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional o critério para a concessão de benefício a idosos ou deficientes baseado na renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa. Os ministros entenderam que esse critério está defasado para caracterizar a situação de miserabilidade.

A Corte entendeu que a determinação contida na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) não trata de forma igual pessoas que vivem situações semelhantes. “São tantas as violações ao princípio da isonomia, da dignidade humana, e para que não permaneçam essas violações é que o juiz pode no caso concreto e durante esse vácuo legislativo avaliar o que deve ser feito caso a caso”, explica o ministro Luiz Fux.

Além dos votos de todos os ministros do STF que participaram do julgamento, o programa também apresenta uma entrevista com o advogado Flavio José Rocha. “Essa decisão veio corrigir distorções. Mas agora, as entidades que defendem direitos dos deficientes e de idosos precisam pressionar o Congresso Nacional para que seja criado um critério atual de concessão de benefício”, acrescenta.

O Grandes Julgamentos será exibido nesta sexta-feira, às 20h, e reapresentado no sábado, às 20h30; no domingo, às 10h30; na terça-feira, às 9h; e na quinta-feira, às 18h.

Cinemateca apresenta longa da década de 1950

Fim de semana é o momento de conhecer mais uma obra do acervo da Cinemateca Brasileira. O filme desta semana é "O Sobrado", dirigido por Walter George Durst e Cassiano Gabus Mendes.

O longa conta a história de dois caudilhos, duas famílias em luta numa pequena cidade gaúcha. Cercados em um sobrado, sem água e sem munições, eles têm que resistir às provocações com decisão e coragem. No elenco estão Lima Duarte, Dionísio de Azevedo, Márcia Real e Adriano Stuart.

O filme foi premiado em 1956, ano do lançamento, com os prêmios de melhor filme, melhor cenografia, melhor ator e melhor diretor.

A TV Justiça exibe o filme nesta sexta-feira, às 21h, no sábado, às 23h; e no domingo, às 23h.

Estudo fala sobre o Estado Democrático de Direito Ambiental

O estudo do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRF23) e mestre em Direito João Humberto Cesário será debatido no programa Academia desta semana. A dissertação de tema “Técnica processual e tutela coletiva de interesses ambientais trabalhistas: os provimentos mandamentais como instrumentos de proteção da saúde do cidadão” foi defendida no mestrado em Direito Agroambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e destaca que, na área trabalhista, também está assegurado o direito ao meio ambiente equilibrado.

O autor aponta a necessidade de preservação da saúde dos trabalhadores e o comprometimento do Direito Processual com a precaução e a responsabilidade decorrentes dos fatores ambientais do trabalho.

Os convidados para o debate são João Pedro Ferraz dos Passos, advogado especialista em Direito do Trabalho, e Paulo Celso dos Reis Gomes, professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Se você quer participar, mande seu trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br.

O Academia vai ao ar neste domingo, às 21h, e será reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h; e na sexta-feira, às 9h.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.