Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana

31/05/2013 14:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Academia fala sobre abolição da prisão civil do devedor de alimentos no Brasil

Uma mulher de 74 anos ficou presa por mais de 30 horas em 2012 porque não pagou a pensão alimentícia dos netos durante seis meses devido a problemas financeiros, uma vez o filho, pai das crianças, estava desempregado. O caso aconteceu em Vianópolis (GO) e os moradores da cidade se uniram, pagaram o valor atrasado e a mulher foi solta. Como justificar a prisão civil por dívida do devedor de alimentos? Quem traz esse assunto para debate no programa Academia é o advogado Roberto Serra da Silva Maia.

O advogado defendeu o tema em seu mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O autor esclarece que a prisão e outras formas de intervenção sobre a pessoa somente se justificariam em face de sua concreta necessidade, e para casos gravíssimos. Pra participar do debate sobre o tema, o programa convidou Renata Spada, advogada especialista em Direito de Família, e Thadeu José Piragibe Afonso, defensor público no Distrito Federal (DF).

O Academia vai ao ar neste domingo, às 21h, e será reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h; e na sexta-feira, às 9h.

A preparação do Brasil para grandes eventos é tema do Fórum

Até 2016, o Brasil vai sediar quatro grandes eventos internacionais e, além de autoridades, o país vai receber turistas do mundo inteiro. O programa Fórum desta semana discute as ações que estão sendo desenvolvidas para garantir a segurança de todos. Pra falar dessas ações, o coronel João Batista Stevaux, da Assessoria de Grandes Eventos do Ministério da Defesa, e o advogado Joanisval Gonçalves, especialista em segurança e defesa.

O coronel diz que a preparação para receber a Copa do Mundo em 2014 é grande e que o trabalho está sendo feito de forma integrada por vários órgãos do governo. “As tarefas foram separadas em eixos de atuação, de maneira que se complementem e integrem, no intuito de oferecer, em todo esse período, um ambiente seguro e pacífico.” Para o advogado, o país pode tirar um grande aprendizado com a preparação de eventos como a Copa: “Vão ser fundamentais para o Brasil, para que nós possamos desenvolver uma cultura de segurança, uma cultura de defesa e de inteligência no país”.

O programa Fórum vai ao ar neste sábado, às 12h30, e será reapresentado no domingo, às 18h; na segunda-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 11h; e na quinta-feira, às 12h.

Repórter Justiça aborda comportamento do funcionário dentro da empresa

Um bom currículo, com vasta formação acadêmica e experiência profissional deixou de ser o único fator importante na hora de garantir o sucesso no mercado de trabalho. A verdade é que o comportamento do funcionário pesa muito. Em alguns casos, para controlar abusos, empresas fazem um controle rigoroso  do uso da internet e das redes sociais. E há casos de locais onde foram instaladas câmeras dentro dos banheiros. Existe um limite razoável entre o poder diretivo e a invasão de privacidade?

O programa Repórter Justiça desta semana aborda o tema e fala ainda das regras de etiqueta. Engana-se quem pensa que, ao fazer a entrevista, a pessoa que seleciona observa apenas a experiência. Em geral, esses profissionais estão de olho em tudo: na forma de falar, de se vestir, em como o candidato se porta em determinadas situações.

O programa mostra também empresas que adotam políticas diferenciadas ao oferecer um ambiente descontraído. “O futuro é que o mercado de trabalho caminhe por vencimentos, por  hora, e que cada um faça os seus horários. Eu, muitas vezes, libero pessoas para fazer coisas em casa. A gente precisa dessa flexibilidade até para que as pessoas possam render melhor”, afirma Sávio Zambrotti, que é dono de uma agência de publicidade.

O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e será reapresentado no domingo, às 11h; na terça-feira, às 12h; na quarta-feira, às 19h; e na quinta-feira, às 22h30.

A energia do Chiclete com Banana toma conta do Refrão

Eles arrastam multidões levando muito axé e alegria por onde passam. Há três décadas, a banda Chiclete com Banana não deixa ninguém ficar parado. No DVD "Pelo mundo afora", lançado recentemente, o grupo baiano mistura novas composições a antigos sucessos e prova que é possível se manter jovem depois de tanto tempo de estrada.

“O Chiclete com Banana conseguiu transformar a melodia e a sonoridade do carnaval desde os anos 1980. Tem sido muito bom culturalmente para a Bahia. E os músicos baianos são o verdadeiro outdoor do Estado”, afirma Bell Marques.

No quadro Pauta Musical, a professora do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB) e cantora Uliana Dias conversa sobre o axé e as mudanças sofridas pelo movimento nos últimos anos, a partir da canção “Chicleteiro eu, chicleteira ela”.

O Refrão vai ao ar neste domingo, às 20h, e será reapresentado na segunda-feira, às 13h30; na terça-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 20h; na quinta-feira, às 9h30; e na sexta-feira, às 18h.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.