TV Justiça: confira a programação para este fim de semana
Academia discute prerrogativas profissionais do advogado criminal
O destaque do programa Academia desta semana é o estudo do mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Edson Pereira Belo da Silva. O trabalho analisa as violações das prerrogativas profissionais do advogado criminal ou do defensor público – considerados como guardiões dos valores ou bens jurídicos constitucionais como a liberdade, a intimidade, a segurança, e o patrimônio.
Para falar sobre o tema, o programa Academia recebe o defensor público Rafael Muneratti e o juiz e professor de Direito Penal Bruno André Silva Ribeiro. O programa é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito.
Para participar, envie currículo com o título do trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br. O Academia vai ao ar no próximo domingo, às 21h, e será reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h, e na sexta-feira, às 9h.
Meio Ambiente por Inteiro fala sobre o uso de produtos naturais na estética
Tratamentos a laser, cosméticos industrializados, cirurgias plásticas. A procura por um corpo e uma pele perfeitos cresce a cada dia. Mas será que o excesso desses tratamentos estéticos pode fazer mal à saúde? Trocar o artificial pelo natural, não seria uma boa opção? Os produtos naturais não agridem a natureza, e utilizando técnica e quantidade certas, não prejudicam o corpo. Para falar sobre o uso de produtos naturais na estética, o programa Meio Ambiente por Inteiro dessa semana recebe a analista técnica da Unidade de Atendimento Coletivo – Indústria do SEBRAE, Maria Regina Diniz de Oliveira, e a biomédica Glauciene Melo.
Os produtos naturais servem não apenas para melhorar a estética, mas trazem benefícios à saúde em geral. Durante o programa, a biomédica explica que hoje há tratamentos específicos capazes de trazer efeitos surpreendentes nos resultados estéticos. Mas ela faz um alerta e explica que as pessoas não devem fazer uso de nenhum produto sem a orientação de um especialista: “nem tudo o que é natural vai dar certo. Você tem que saber manipular, por exemplo, a quantidade. Cada pessoa reage de uma forma diferente. Quando nós pensamos em utilizar um produto, temos que ter um conhecimento prévio dele”.
O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30. Mais informações no site da TV Justiça: www.tvjustica.jus.br.
Repórter Justiça dá dicas de como desfrutar as férias sem sustos
O período de férias é um direito de todo trabalhador. Na edição desta semana, o programa Repórter Justiça vai dá dicas de como desfrutar esse benefício sem sustos. Por lei, quem define a data de saída e retorno do trabalhador é a empresa, mas, geralmente os departamentos de Recursos Humanos colocam à disposição do trabalhador opções de períodos vagos, para que ele possa escolher.
Com as férias garantidas no papel, é hora de planejar o que fazer durante os dias de descanso. Boa parte dos trabalhadores pensa logo em viajar. Se escolher o avião, é preciso ficar atento porque são muitas as regras, especialmente para vôos internacionais. E se houver problemas durante a viagem, uma saída é recorrer aos Juizados Especiais. O programa mostra como eles funcionam e quais as reclamações mais comuns.
Para falar sobre esse assunto, o programa convidou o diretor da Secretaria do Juizado Itinerante de Brasília, Ryan Chantal. O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30. Horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h; quarta, às 19h; quinta, às 22h30.
Lei Geral da Copa é o tema do programa Fórum
A Copa do Mundo é um evento esperado por todos os amantes do futebol. Em 2014 o Brasil será a sede do campeonato mundial e, para isso, foi preciso estabelecer regras como a criação da chamada Lei Geral da Copa. Esse é o tema do programa Fórum desta semana.
O programa vai mostrar como ficam questões como a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, comércio que hoje é proibido pelo Estatuto do Torcedor. O procurador da Justiça Desportiva do Superior Tribunal de Justica Desportiva (STJD) Fernando Silva Júnior explica que “a Lei Geral da Copa nada mais é do que a adequação dos compromissos da União. Assim como os Estados firmaram compromissos e terão que adequar a suas legislações”, explica.
O programa inédito vai ao ar todo sábado às 12h30 e é reapresentado domingo, às 18h; quarta, às 11h e quinta, às 12h. Também é possível rever o programa no site da TV Justiça: www.tvjustica.jus.br. Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.
Boas histórias e conversas no Iluminuras desta semana
O programa Iluminuras desta semana recebe a escritora Cinthia Kriemler, que fala das dificuldades que enfrentou para publicar suas obras e de como, aos 50 anos, começou a escrever. Ela fala também sobre o processo de criação dos textos em que inspiração e técnica devem estar presentes.
"Eu não sou daquelas que acreditam que só se escreve por inspiração. A maioria dos escritores olha seu texto e trocam palavras porque você quer sempre o melhor, quer aprimorar. É mais transpiração do que inspiração. A inspiração vem, mas você lapida. Se eu reler meu texto 10 vezes, vou mexer todas as vezes”, afirma.
Na segunda parte do programa, o defensor público André Praxedes fala da experiência no Tribunal do Júri. Ele conta como a literatura pode auxiliar nos discursos feitos durante julgamentos. O defensor fala também sobre um projeto realizado em Santa Catarina que usa a leitura de obras do escritor russo Fiódor Dostoiévski para ressocialização de presos.
“O objetivo primordial, o princípio da execução penal é a ressocialização. Como você pode não entender que o estudo e o trabalho são as duas formas mais adequadas para recuperar o indivíduos? Mas é preciso uma pedagogia e aí vem o trabalho de Santa Catariana. Crime e Castigo é um clássico e mostra os dramas psicológicos do personagem que mata um agiota e como isso causou dramas internos nesse indivíduo. O objetivo é despertar no detento que ele assuma suas responsabilidades”, explica o defensor público.
O Iluminuras vai ao ar toda sexta-feira, às 20h30. Horários alternativos: sábado, 11h; domingo, 9h; segunda-feira, 21h e terça-feira, 22h30. Para acompanhar tudo sobre o programa, acesse o site da TV Justiça: www.tvjustica.jus.br
Refrão presta homenagem ao Rei do Baião: Luiz Gonzaga
O programa Refrão desta semana presta homenagem ao Rei do Baião: Luiz Gonzaga. Pernambucano de Exu, ele completaria 100 anos em 2012. O Refrão relembra momentos emocionantes da vida do Lua, como também era conhecido, da infância pobre, no sertão, ao estrelato.
Ao cantar o sertão, Luiz Gonzaga tornou conhecida em todo o país a realidade sofrida e difícil de quem vive naquela região. Também levou esperança e alegria Brasil afora ao som de sua companheira inseparável: a sanfona.
Para falar sobre a vida e a obra do rei do Baião, o programa conversa com o maestro Marcos Farias, afilhado de Luiz Gonzaga; o violeiro e pesquisador Cacai Nunes; e o DJ Tiago Pezão. O programa vai ao ar neste domingo, às 20h, e em horários alternativos: segunda-feira, às 13h30; terça-feira, às 11h30; quarta-feira, às 20h; quinta-feira, às 9h30 e sexta-feira, às 18h.
Fonte: TV Justiça