Ministro Ayres Britto recebe Grande-Colar do Mérito no TCU
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, recebeu nesta quarta-feira (14), em solenidade no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, o Grande-Colar do Mérito de 2012. A solenidade ocorre anualmente com o intuito de homenagear personalidades que tenham prestado contribuição relevante para o país ou para o controle externo.
Neste ano, assim como o ministro Ayres Britto, também foram condecorados os escritores Ariano Suassuna e Jorge Amado (homenageado in memoriam); o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) José Carlos de Almeida; o ministro emérito do TCU Ubiratan Diniz de Aguiar; e a presidente do grupo empresarial Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz.
Os agraciados são escolhidos com base em seus méritos excepcionais pelo Conselho do Grande-Colar, formado pelo presidente do TCU, pelo vice-presidente e pelos ministros titulares.
Na ocasião, o ministro Ayres Britto agradeceu a honraria de receber o colar de uma instituição que “dá exemplos de cumprimento irrestrito da nossa Constituição, que é uma Constituição de vanguarda no plano que mais conta – cívico, ético e democrático, que são três valores planetários”, destacou.
Segundo o ministro, “o Tribunal de Contas não governa, mas impede o desgoverno, o desmando, a desordem, sobretudo, no trato da coisa pública, e nos ajuda a consolidar um país em que, não muito distantemente no tempo, nós saberemos rimar erário com sacrário”, ressaltou o presidente do STF.
DV/EH