Destaques da programação da TV Justiça

26/10/2012 19:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Academia debate proteção da família

Em tempos de globalização, a proteção da família precisa ser analisada sob a ótica dos deveres fundamentais. O assunto é destaque no programa Academia, que debate a dissertação “O Dever Fundamental de Proteção da Família: Dimensões da Responsabilidade”, tese de mestrado de Ísis Boll de Araujo Bastos, pelo programa de pós-graduação em direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). De acordo com a mestra, a família contemporânea não é compreendida somente pela estrutura hierarquizada e matrimonializada, mas também pela forma aberta e plural, fundada no afeto e na solidariedade, e necessita de proteção efetiva nos seus diversos arranjos.

O programa Academia recebe para debater o assunto o mestre em Direito Civil e doutorando em Filosofia do Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal) Danilo Porfírio de Castro Vieira e a diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), advogada Eliene Bastos. 

O programa é interativo. Para participar, envie currículo com o título do seu trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br.

Exibição inédita: 28/10, às 21h.

Reapresentações: 29/10, às 10h; 30/10, às 12h30h; 31/10, às 19h30; 01/11, 10h; e 02/11, às 9h

Cigarro e álcool: dois inimigos de uma vida saudável

O Repórter Justiça desta semana fala sobre os riscos do fumo, do consumo de álcool em excesso e sobre a luta dos dependentes pela recuperação, mostrando os efeitos da nicotina e discutindo a melhor arma para vencer os primeiros dias sem tabaco. Fala, também, das medidas que restringiram o fumo em ambientes públicos e privados e do aumento do “cerco” aos fumantes no mercado de trabalho.

O programa mostra que o álcool, hábito associado ao cigarro, pode, assim como o tabagismo, destruir vidas. Além de diversos problemas de saúde, o álcool tem impacto sobre a violência doméstica, ruptura nos relacionamentos, problemas no trabalho e acidentes de trânsito. E discute a necessidade de reconhecimento precoce do problema e as opções de tratamento, desintoxicação e reabilitação.

Exibição inédita: 27/10, às 21h30.

Reapresentações: 28/10, às 11h; 29/10, às 12h; 31/10, às 19h; 1º/11, às 22h30.

Programa Fórum debate Ficha Limpa no Judiciário

A população brasileira indignou-se e pediu menos corrupção. Dos protestos e organização, nasceu a Lei da Ficha Limpa. Inspirado na legislação que tem por objetivo evitar a reeleição de candidatos que tenham sido condenados por cometer crimes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) resolveu levar para o Judiciário a ideia de combate à corrupção. Para falar sobre a medida do CNJ, saber como ela funciona e qual é o seu objetivo, o programa Fórum recebe o conselheiro Bruno Dantas e o promotor especialista em direito administrativo e improbidade Henrique Savonitti. Eles explicarão as regras de aplicação da resolução, os prazos e as consequências para a Justiça brasileira.

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.

Exibição inédita: 27/10, às 12h30.

Reapresentações: 28/10, às 18h; 31/10, às 11h; 1º/11, às 12h.

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre restos de construção civil

O crescimento exagerado das cidades tem criado um problema para o meio ambiente. Toda obra de construção civil gera entulhos que acabam despejados em locais impróprios. O pior é que os tijolos, a areia, os restos de blocos de concreto, as pedras, dentre outros, poderiam ser reaproveitados em outras obras. A reciclagem de resíduos da construção civil é uma alternativa sustentável que gera economia, proteção ambiental e desenvolvimento social.

Para falar sobre a legislação, o destino correto e o reaproveitamento de restos de construção civil, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe a arquiteta e professora da Universidade de Brasília (UnB) Raquel Blumenschein e o engenheiro civil e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA-DF, Laércio Duarte de Azevedo.

Exibição inédita: 27/10, às 19h.

Reapresentações: 28/10, às 8h; 29/10, às 18h; 30/10, às 10h; 31/10, às 12h30; e 1º/11, às 11h30.

Cantor e compositor Pedro Cariello é destaque no Refrão

Nesta semana, o programa Refrão faz um passeio pelo choro e pelo samba, a partir do trabalho de Pedro Cariello. A obra do cantor e compositor é uma leitura poética de situações cotidianas que vão das desigualdades sociais às festas populares como o carnaval. No mais recente álbum, intitulado “Nó de gravata”, Cariello presta homenagem a Alencar Sete Cordas, um dos fundadores do Clube do Choro, em Brasília.

No quadro Pauta Musical, o regente e professor da Escola de Música de Brasília Wellington Diniz analisa a canção “Samba da Boa Vontade”, de Noel Rosa e João de Barro, as características das obras desses artistas e o contexto histórico em que a canção foi escrita.

Exibição inédita: 28/10, às 20h.

Reapresentações: 29/10, às 13h30; 30/10, às 11h30; 31/10, às 20h; 1º/11, às 9h30; e 3/11, às 18h.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.