Direto do Plenário: Ministro-revisor da AP 470 inicia voto quanto ao item V
O ministro-revisor da Ação Penal 470, Ricardo Lewandowski, iniciou a leitura de seu voto quanto ao item V da denúncia da Procuradoria Geral da República, que trata do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira.
O ministro-revisor da Ação Penal 470, Ricardo Lewandowski, iniciou a leitura de seu voto quanto ao item V da denúncia da Procuradoria Geral da República, que trata do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira imputado aos réus Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório – que, à época dos fatos narrados na denúncia do procurador-geral da República, eram dirigentes do Banco Rural.
O ministro Joaquim Barbosa concluiu na sessão de hoje a análise desse item e votou pela condenação dos quatro réus por esse crime, tipificado no artigo 4º, caput, da Lei 7.492/86, que dispõe sobre os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Segundo ele, o sucesso da empreitada criminosa descrita na denúncia dependia das ações fraudulentas dos então dirigentes da instituição financeira, que buscaram, depois que o escândalo veio a público, dar uma aparência lícita aos empréstimos simulados.
16h55