Palestra promove Agenda Ambiental no STF
O Núcleo da Qualidade do Supremo Tribunal Federal promoveu palestra, ministrada pelo especialista em Educação Ambiental Genebaldo Freire, com o objetivo de conscientizar os funcionários da Casa quanto à Agenda Ambiental e suas ações.
O evento começou com um breve pronunciamento do assessor de Planejamento e Organização do STF, Athayde Fontoura Filho. Ele informou os participantes de que o evento abrirá várias ações da Agenda Ambiental, sendo a primeira delas o programa de coleta seletiva, que começará a ser implementado a partir dessa semana.
“Não é simplesmente coleta seletiva – há todo um lado social por trás disso”, afirmou o assessor, enfatizando que o sucesso da Agenda Ambiental dependerá do engajamento de todos os funcionários do Tribunal, incluindo-se aí os servidores e terceirizados. Em sua fala, ele citou o nome dos funcionários que voluntariamente integram a Equipe Supremo Ambiente.
Em seguida, o gerente da Agenda Ambiental, Ivan Gomes Bonifácio agradeceu a parceria do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Executiva da Comunidade Solidária, que contribuem com o Supremo no programa. Ele falou da importância de promover algo em favor da vida, em um momento em que “alguns preferem a guerra”, lembrando o desafio que representa a mudança de valores e comportamentos propostos pela Agenda Ambiental.
O palestrante, Genebaldo Freire, apresentou dados que ilustram a presente situação do planeta, com o meio ambiente sendo degradado pelo atual modelo de desenvolvimento.
Durante o evento, foram distribuídos questionários onde os funcionários responderão a uma pesquisa sobre que hábitos poderiam ser mudados para contribuir para um meio ambiente mais saudável. No documento, as pessoas podem indicar, por exemplo, que suas seções gastam papel em excesso, bem como sugerir a atitude ambientalmente correta, no caso, economizar papel.
Uma outra ação da Agenda Ambiental começará na próxima semana. A Equipe Supremo Ambiente percorrerá todas as seções do tribunal . Durante a visita, os voluntários instruirão os funcionários sobre como a coleta seletiva funcionará, incentivando-os a participar das ações da Agenda Ambiental.
Palestra sobre Agenda Ambiental no STF (cópia em alta resolução)
#JY/JB//AM