TV Justiça: confira a programação para este fim de semana
Meio Ambiente por Inteiro fala sobre as plantas medicinais
O poder de cura das plantas é conhecido desde a antiguidade. Muita gente prefere os remédios naturais aos industrializados e a ciência que se ocupa do tratamento das doenças por meio de plantas medicinais é a fitoterapia. Para falar sobre o uso das plantas medicinais e de ramos alternativos da medicina, o Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe a especialista em fitoterápicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ana Cecília Bezerra, e o homeopata e presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica no Distrito Federal, Paulo Tavares.
Os convidados destacam que é possível reduzir o uso de medicamentos industrializados fazendo o uso das plantas medicinais, entretanto, deve-se ter cuidado no preparo dos chás e xaropes, além de ingerir a dosagem correta. Ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas podem fazer mal à saúde. Os entrevistados alertam ainda que é necessário procurar a orientação de profissionais da área, antes de tomar qualquer medicamento natural.
O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h e 15h30; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30; sexta-feira, 20h30.
Tiê é a convidada do Refrão desta semana
A convidada desta semana do programa Refrão tem um estilo leve de cantar o cotidiano e o amor. A cantora e compositora paulistana Tiê lançou o segundo álbum da carreira em 2011, intitulado “o coração e a coruja”, após o nascimento da filha, Liz. "O primeiro disco foi mais impactante; ele é todo intimista e foi gravado ao vivo. O segundo trabalho já foi mais suave e não tinha como ser diferente, porque esse era o meu momento", diz a artista.
A cantora falou sobre a trajetória artística desde a época em que era a voz de apoio nas turnês de Toquinho. Ela também contou como é o processo de composição das canções, tão característico pela simplicidade das letras. “O que eu procuro fazer é escrever as letras das músicas como se fossem cartas. Eu escrevo do jeito mais simples possível", explica Tiê.
No quadro Pauta Musical, a advogada de família Suzana Viegas analisa a canção “piscar o olho”, composição de Tiê, e fala sobre casamento e separação.
O programa vai ao ar neste domingo, às 20h. E em horários alternativos: segunda-feira às 13h30; terça-feira às 11h30; quarta-feira às 20h; quinta-feira às 13h30 e sábado às 18h.
Eficiência e processo em discussão no Academia
Esta semana, o programa Academia debate a dissertação “Princípio da eficiência e processo: eficiência administrativa e eficiência processual em prol da razoável duração do procedimento judicial.” O estudo é de Daniel de Almeida Rocha, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). O trabalho consolida um relatório de estudo para averiguação da possibilidade de utilização científica do conceito relacionado ao principio da eficiência nos discursos sobre a morosidade na atividade jurisdicional.
Para debater essa dissertação, o programa recebe Gladson Miranda, mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); e Rui Magalhães Piscitelli, procurador Federal e mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS).
O programa é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar, envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br. O Academia vai ao ar domingo, às 21h. Horários alternativos: segunda-feira, às 10h; terça-feira, 11h; sexta-feira, 09h, e sábado, às 8h30.
Grandes Julgamentos do STF apresenta decisão sobre depositário infiel
O programa desta semana apresenta o julgamento em conjunto de dois recursos extraordinários e um habeas corpus que discutiram a possibilidade de prisão do depositário infiel. A decisão do STF admite este tipo de prisão apenas em casos de devedores de pensão alimentícia.
Até a conclusão do julgamento, em 2008, em caso de inadimplência, o credor podia entrar na justiça e pedir a busca e apreensão do bem. O devedor era obrigado a pagar ou devolver para não ser preso. “O uso de uma estratégia jurídica para efeito de pagamento de divida recair sobre o corpo humano, é uma das mais graves ofensas à dignidade humana”, concluiu o ministro Cezar Peluso durante o julgamento.
A discussão no plenário foi baseada em tratados internacionais sobre direitos humanos, entre eles, o Pacto de São José da Costa Rica, ratificado pelo Brasil em 1992. “Essa prisão é desproporcional e desrazoável a meu ver e não atinge os seus objetivos. Além de ser ofensivo ao principio da dignidade da pessoa humana, que é um dos postulados basilares do nosso sistema constitucional”, alertou o ministro Ricardo Lewandowski.
O Grandes Julgamentos do STF vai ao ar toda sexta-feira, às 20h. Horários alternativos: Segunda, 22h30; terça-feira, 22h; quarta-feira, 9h; quinta-feira, 22h30; sábado, 9h30; domingo, 10h30.
Repórter Justiça fala sobre voto dos indígenas
A população brasileira ultrapassa a marca dos 190 milhões de pessoas. Dentro deste universo, 817 mil são índios, segundo o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E como essa parcela da sociedade pode participar e escolher seus representantes? O Repórter Justiça desta semana mostra o trabalho da Justiça Eleitoral para levar as eleições para as aldeias e, para falar sobre o tema, o programa entrevista o ouvidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Paulo Celso de Oliveira.
O programa mostra ainda as regras para que esta população possa participar das eleições e a criação de uma zona de votação na aldeia Pavuru, localizada no município de Feliz Natal, Mato Grosso.
O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h30; quarta, às 19h; quinta, às 18h; sexta, às 10h30 e no YouTube (www.youtube.com./reporterjustica). Mande sua sugestão para a nossa equipe pelo email: reporterjustica@stf.jus.br.
Abandono afetivo é o tema do Fórum desta semana
As relações entre pais e filhos têm se modificado nas últimas décadas e podem ser afetadas quando o casal se separa. Em alguns casos, a Justiça é acionada para resolver os processos em que se discute o abandono afetivo, tema do Fórum desta semana. O programa recebe Ana Louzada, juíza da 1ª Vara de Família de Sobradinho no Distrito Federal e Maria da Penha Oliveira, psicóloga.
A juíza da 1ª Vara da Família de Sobradinho enfatiza que os pais têm o dever de cuidar dos filhos. Para Maria da Penha Oliveira, o afeto é uma relação em construção e não basta apenas pagar a pensão alimentícia.
O Fórum inédito vai ao ar todo sábado, às 23h. Horários alternativos: terça, às 18h; quarta, às 11h e quinta, às 12h. Também é possível assistir ao programa pela internet.
O endereço eletrônico é www.youtube.com/stf. Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br
Fonte: TV Justiça