Velloso é condecorado pelo presidente da Romênia
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, foi condecorado hoje (24/04) pelo presidente da Romênia, Ion Iliescu, com a Grã-Cruz da Estrela da Romênia, em cerimônia realizada no Palácio Cotroceni. A medalha é considerada a mais alta condecoração romena.
Durante a homenagem, o presidente romeno manifestou conhecer o processo de desenvolvimento brasileiro ao ressaltar “estar convencido de que o Brasil não é um país, mas um inteiro continente que já constitui uma das maiores potências econômicas do mundo de hoje”.
Estiveram presentes ao ato, entre outras autoridades, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paul Florea, a ministra da Educação, Ecaterina Andronescu, o jurista Yves Gandra Martins, e o reitor da Universidade Mackenzie, de São Paulo, Cláudio Lembo.
O ministro Carlos Velloso está fazendo uma visita oficial à Romênia, a convite do Governo, da Corte Suprema e da Universidade de Craiova.
Pela manhã, em Bucareste, Carlos Velloso se encontrou com o Teoctist, patriarca da Igreja Cristã Ortodoxa/Romena. No período da tarde, Velloso visitou a Corte Constitucional, onde foi recebido pelo presidente Lucian Mihai. Os dois magistrados trocaram informações sobre o sistema judiciário da Romênia e do Brasil.
Amanhã, quarta-feira (25/04), o ministro Carlos Velloso será homenageado pela Universidade de Craiova com o título de Doutor Honoris Causa. Em seguida, o presidente do Supremo participa da abertura do Centro de Estudos Brasileiros naquela cidade.