Ministro Ricardo Lewandowski preside 2ª Turma do STF
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) escolheu, nesta terça-feira (24), pela unanimidade dos seus membros, o ministro Ricardo Lewandowski como seu novo presidente, em substituição ao ministro Ayres Britto, que deixou o cargo para assumir a presidência da Suprema Corte.
O ministro Celso de Mello, decano do STF que presidiu a sessão da Turma de hoje, esclareceu que, de acordo com a Emenda Regimental nº 25/2008, o ministro Ricardo Lewandowski ocupará o cargo por um ano. Empossado hoje mesmo, o ministro eleito passará a presidir os trabalhos do colegiado a partir da próxima sessão.
Experiência
Ao cumprimentar o novo presidente por sua eleição, o ministro Celso de Mello afirmou que o ministro Lewandowski “traz não só sua experiência como presidente da Primeira Turma (cargo que já exerceu anteriormente), mas também como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde comandou, com absoluta competência, as eleições gerais realizadas recentemente no país”.
O novo presidente da Turma agradeceu a confiança nele depositada. “Tudo farei para bem cumprir este importante múnus (encargo) que acaba de me ser conferido”, afirmou.
Ainda na sessão de hoje, o ministro Celso de Mello registrou o retorno, à Segunda Turma, do ministro Cezar Peluso, que havia deixado o colegiado para ocupar a presidência da Suprema Corte, nos dois últimos anos. “Sua participação nos atos jurisdicionais da Segunda Turma será sobremaneira enriquecedora, como tem sido na sua permanência na Corte há nove anos, desde 2003”, observou o decano, lembrando que o ministro Cezar Peluso assumiu as funções de ministro naquele ano.
FK/CG