TV Justiça: confira a programação para o fim de semana
Critérios legais para transplante em debate no Academia
O programa Academia desta semana apresenta a tese “Ameaças à equidade na distribuição de órgãos para transplante: uma análise dos critérios legais de acesso”. A dissertação é de Fábio de Barros Correia Gomes, médico e mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). O estudo foi apresentado ao departamento de Serviço Social da UnB como parte dos requisitos para obtenção do título de mestre em Política Social.
O estudo apresentado pelo médico analisa o impacto da legislação federal na promoção e garantia da equidade de acesso da população aos órgãos doados para transplante no Sistema Único de Saúde (SUS). Fábio de Barros utilizou a metodologia qualitativa, baseada em técnicas documentais de revisão da literatura e análise de documentos legais do período de 1963 a 2007.
“Dentre os principais achados desta pesquisa estão a identificação de contexto de escassez e desigualdade de acesso a órgãos para transplante, presente nos programas de diversos países e também no Brasil; e de critérios legais de acesso aos órgãos que são abrangentes e orientados à justiça social. No campo normativo, a Constituição Federal, a legislação do SUS, e a Lei dos Transplantes que buscam a equidade com igual oportunidade de acesso aos transplantes”, ressaltou o médico.
Para falar sobre o tema, o programa Academia convida Renato Ferreira, mestre em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Rômulo Pinheiro, advogado e professor universitário. O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar, envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br.
Meio Ambiente por Inteiro discute a poluição do ar
Nas metrópoles e nos centros industriais, a poluição atmosférica atinge níveis críticos. A grande frota de veículos, as chaminés das fábricas e as queimadas lançam no ar enormes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde humana. Os poluentes também degradam o meio ambiente, levando à destruição de florestas e da camada de ozônio. Para falar das causas e consequências da poluição atmosférica, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o subsecretário de Saúde Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Luiz Maranhão, e o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf de Noronha.
O programa também traz o depoimento de um médico sobre os males que a poluição causa à saúde. O Meio Ambiente por Inteiro vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 08h; terça-feira, 18h; quarta-feira, 10h.
Carnaval Atlântida em destaque na Sessão Cinemateca
Um épico grego transformado em comédia carnavalesca devido às artimanhas de dois bons malandros. Esta é uma boa definição para o filme da Sessão Cinemateca deste fim de semana: Carnaval Atlântida. Gravado em 1952, o longa-metragem tem duração de 95 minutos. Em seu elenco, nomes consagrados da sétima arte como Oscarito, Grande Otelo, Cyll Farney e Eliana Macedo.
Dirigido por José Carlos Burle, o filme mostra as peripécias de dois malandros que procuram um estúdio cinematográfico para realizar uma chanchada de carnaval. O diretor da empresa rejeita a ideia por ter em seus planos uma reprodução séria da história de Helena de Tróia. Mas contrata os dois malandros como faxineiros e devido a inúmeras confusões relacionadas à dupla, o épico não avança. Por fim, apoiados pelos principais personagens da trama, Piro e Miro convencem o produtor a realizar uma comédia escrita por um especialista em história da Grécia.
A classificação indicativa é de 12 anos. Carnaval Atlântida está em cartaz na Sessão Cinemateca da TV Justiça desta sexta-feira, às 21h. Horário alternativo: domingo, 18h30.
Fonte: TV Justiça