Lançado no STF livro em homenagem ao bicentenário da Corte

07/12/2011 20:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Foi lançado no início da noite desta quarta-feira (07), na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal (STF), o livro de autoria coletiva “Temas Contemporâneos do Direito – Homenagem ao Bicentenário do STF”, escrito sob a coordenação do professor Luiz Guerra e com apresentação feita pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

A obra reúne 68 artigos dos mais variados ramos da ciência jurídica e das ciências conexas, como política, filosofia e da economia à luz da orientação da jurisprudência dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Superiores. Entre os colaboradores estão os ministros do STF Celso de Mello e Marco Aurélio.

O ministro Celso de Mello abordou o tema “O Supremo Tribunal Federal e a defesa das liberdades públicas sob a Constituição Federal de 1988: alguns tópicos relevantes”. Já o artigo escrito pelo ministro Marco Aurélio tratou da “Segurança Jurídica”. De acordo com o professor Luiz Guerra, o objetivo da Editora Guerra é lançar edições anuais, sempre na sede do STF, para que o evento faça parte do calendário da Corte.

Ao saudar os autores da obra, o ministro Cezar Peluso agradeceu a homenagem feita ao STF. “Esta homenagem ao bicentenário do Supremo Tribunal Federal é mais que justa, não propriamente pelos méritos individuais de seus ministros de ontem e de hoje, que são muitos, mas pelo papel que a instituição representa na vida da sociedade brasileira, sobretudo nos últimos anos, em que tem sido uma das corresponsáveis pela consistência do maior período de legitimidade democrática durante a vida republicana”, afirmou.

VP/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.