Aberta mostra de arte de pessoas com deficiência
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, abriu oficialmente no início da noite de hoje (2) a “III Mostra de Arte da Pessoa com Deficiência”, que reúne duas exposições: “Acessibilidade – Senac/SP”, com fotografias produzidas por deficientes visuais sob a curadoria de João Kulcsár, e “Acessibilidade – STF”, com fotografias produzidas por deficientes visuais e servidores da Corte que usaram vendas nos olhos durante o workshop “Percepções do Visível”.
O ministro Peluso registrou a comemoração neste sábado (3 de dezembro) do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” e ressaltou a importância do programa STF sem Barreiras. “Esta mostra insere-se no programa permanente do Supremo Tribunal Federal – o STF sem Barreiras –, que tem por objetivo dar relevo às habilidades e potencialidades das pessoas com deficiência e reafirmar a importância do respeito às diferenças e à diversidade”, afirmou.
O programa STF sem Barreiras trabalha ainda o planejamento e a adequação do espaço das dependências da Corte para pessoas com deficiência e conta com 60 participantes, entre servidores e terceirizados. O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998 com objetivo de salientar a importância dos benefícios gerados pela integração dessas pessoas à sociedade e defender seus direitos, sua dignidade e seu bem-estar.
As fotos das duas exposições contêm legendas em braille e em algumas delas há reproduções menores com os contornos em alto-relevo.
VP/EH