Confira a programação da TV Justiça para o fim de semana
Saber Direito Debate coloca em discussão o sistema político brasileiro
O sistema político brasileiro está no foco da programação deste fim de semana da TV Justiça. O Saber Direito Debate deste sábado (12) entrevista a professora de Direito Constitucional Cibele Fernandes Dias, que ministrou o curso Poderes – Legislativo e Executivo no Saber Direito Aula.
No domingo (13), a professora, natural de Maringá (PR), também participará do Saber Direito Responde, em que vai esclarecer dúvidas sobre os Três Poderes no Brasil. Cibele Dias cursou Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e foi a primeira da família a seguir a carreira jurídica. Com pai bancário e mãe professora de português e literatura, a especialista sempre gostou de ler e aprendeu a admirar o Direito Constitucional com os professores César Saldanha de Sousa Júnior e Clèmerson Merlin Clève. Ela fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde também deve terminar o doutorado ainda este ano.
Interessados em participar do Saber Direito Debate e do Saber Direito Responde com sugestões ou perguntas podem entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br.
O Saber Direito Debate vai ao ar todo sábado, às 8h e é reprisado aos domingos, a partir das 10h e segundas, às 00h. Já o Saber Direito Responde vai ao ar todo domingo, às 11h30.
Os dois programas também estão disponíveis no YouTube. Para assisti-los, basta acessar www.youtube.com/saberdireitodebate e www.youtube.com/saberdireitoresponde.
Saiba como anda o interesse da mídia pelas questões ambientais
O programa Meio Ambiente por Inteiro deste sábado (12) discute a cobertura feita pela mídia sobre questões ambientais. A coordenadora de comunicação do Greenpeace, Cristina Amorim, e a especialista em direito ambiental e desenvolvimento sustentável, Renata Camargo, são as convidadas desta semana.
A realização da Eco 92 no Rio de Janeiro atraiu o interesse de líderes mundiais e da imprensa, que passou a abordar frequentemente a relação da mídia com o meio ambiente. Mas será que este assunto é uma questão consolidada na imprensa brasileira? Qual o espaço ocupado pelo tema nos meios de comunicação? Para Cristina Amorim, a resposta é: menos do que o necessário. “O interesse da mídia pelas questões ambientais é proporcional ao crescimento do movimento ambientalista nacional. É preciso ampliar isso e transformar de fato em assunto de interesse nacional econômico e político”.
Na opinião de Renata Camargo, o tema ambiental é complexo e muito técnico em vários pontos. “O papel do jornalista é informar e formar a sociedade levando clareza sobre o tema”. O programa vai ao ar neste sábado (12), às 19h, e será reapresentado no domingo às 8h, na quarta-feira às 12h30 e na quinta-feira às 11h30.
Parcerias com o Terceiro Setor é o tema do Saber Direito Aula
No Saber Direito Aula que vai ao ar a partir desta segunda (14), o professor Gustavo Justino de Oliveira fala do fenômeno das parcerias do Estado com o Terceiro Setor, que cresce a cada dia. Em 2010, o Governo Federal transferiu mais de R$ 3,5 bilhões para entidades do Terceiro Setor.
“Para o novo direito administrativo brasileiro, o importante é refletir e estudar o tema das parcerias entre o Estado e o Terceiro Setor, compreendidas como instrumentos colaborativos para a realização de atividades de interesse público, como saúde, educação, cultura e assistência social", afirma o professor.
O objetivo, segundo o especialista, é discutir as funções desse setor como eventual prestador de serviços sociais e a função do Estado como agente fomentador. A gestão privada de recursos públicos para fins públicos, realizada por entidades do Terceiro Setor, com enfoque no seu regime jurídico, também será abordada na aula. Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br.
O programa Saber Direito Aula vai ao ar de segunda a sexta, às 8h, com reapresentações às 23h30. O programa também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessar: www.youtube.com/saberdireitoaula.
Fonte: TV Justiça