TV Justiça exibe nesta quarta os programas Artigo 5º e Refrão
Programa Artigo 5º fala sobre o direito de crença
O programa Artigo 5º desta semana vai falar sobre direito de crença. O Artigo 5º da Constituição Federal defende a liberdade de consciência e de crença, assegura o livre exercício de cultos religiosos e garante a proteção aos locais de culto e celebrações.
A Constituição também determina a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva, como hospitais e prisões. E diz que ninguém pode ser privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, a não ser que essa crença seja invocada para não cumprir com obrigação legal ou prestação alternativa, de acordo com a lei.
Sobre o assunto, o programa Artigo 5º conversou com o doutor Cláudio Fonteles e com o bispo Paulo Sérgio França de Sousa. Cláudio Fonteles foi procurador-geral da República, é membro leigo da Ordem Franciscana Secular, é também formado em Teologia, e, atualmente, leciona doutrina social da igreja. O bispo Paulo Sérgio França de Sousa é formado em Teologia e é um dos fundadores e presidente da Igreja Fonte de Vida no Brasíl.
O programa vai ao ar nesta quarta, 21h, e será reapresentado na quinta, 12h30, no sábado, 12h30, no domingo, 18h, na segunda, 19h, e na terça, 12h30.
Refrão recebe o cantor e compositor Marcelo Moura
O convidado do programa Refrão desta semana é o músico Marcelo Moura. Ele conta que sua relação com a música começou cedo, pois seu pai era cantor e compositor e foi seu principal incentivador em relação a profissão que abraçou e da convivência com outros músicos. Aos 6 anos, ingressou na Escola de Música de Brasília, onde estudou teclado, flauta doce e piano. Mas foi aos 12 que Marcelo descobriu seu instrumento preferido, o violão.
Três anos depois, o músico fazia suas primeiras composições. No Refrão, o artista também fala sobre sua participação em duas bandas de rock em Aracaju, a “Vitais” e a “Snooze”. Além de gravar um disco com cada uma delas, na mesma época, Marcelo participou de festivais importantes do cenário da música alternativa no Brasil, como o “Festival do Sol”, em Natal, o “Punka”, em Aracaju, e o “Goiânia Noise Festival”. Mas só depois de mudar para Brasília é que Marcelo Moura se aproximou da MPB, da Bossa Nova e do Choro. Proximidade que contribuiu para novas composições do artista em que a linha poética se tornou mais presente, como se percebe em sua canção “O sorriso da calma”, que abre o programa.
Depois da conversa com Marcelo Moura, o programa apresenta uma entrevista com Aluízio Falcão no quadro Pauta Musical. Desta vez, o produtor cultural e jornalista fala sobre um ícone do rock nacional: Cazuza.
O programa vai ao ar nesta quarta, 20h, e será reapresentado na quinta, 13h30, no sábado, 13h30, no domingo, 23h, e na segunda, 13h30.
Fonte: TV Justiça