Vice-presidente do Supremo recebe visita de alto comissário da ONU para refugiados ao Brasil
Alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados, António Guterres será recebido pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, nesta terça-feira (2), às 19h, na sede da Corte, em Brasília.
Atualmente, Guterres dirige a organização humanitária mais importante do mundo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981). Com mais de sete mil funcionários, atua em 123 países provendo proteção e assistência a milhões de refugiados, retornados, deslocados internos e apátridas. Mais de 85% da equipe do ACNUR atua em operações de campo, frequentemente em locais difíceis e perigosos.
António Guterres foi primeiro ministro de Portugal (1995-2002) e também presidente do Conselho Europeu. Tornou-se o 10º Alto Comissário da ONU para Refugiados em 15 de junho de 2005, em votação realizada pela Assembleia Geral da ONU que, em abril de 2010, o reconduziu para um novo mandato de cinco anos.
Visita
Esta será a segunda visita oficial de António Guterres ao Brasil. Ele retorna ao país em razão de um convite do governo brasileiro para estreitar ainda mais as relações entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Em Brasília, Guterres se reunirá com autoridades dos Três Poderes da República, com refugiados e fará uma palestra no marco da Cátedra Nansen – homenagem ao norueguês Fridtjof Nansen, primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações.
A importância da visita está relacionada ao destaque cada vez maior do Brasil no cenário internacional. No campo humanitário, o país tem assumido tarefas importantes na estabilização do Haiti, Timor Leste e Guiné Bissau. Em relação ao ACNUR, o Brasil e o Alto Comissariado assinaram um Memorando de Entendimento em setembro de 2010 formalizando o apoio do país à assistência humanitária prestada ao redor do mundo.
EC/EH
Com informações da ACNUR