Rádio Justiça: direitos do trabalhador autônomo é destaque do fim de semana

15/07/2011 18:05 - Atualizado há 9 meses atrás

Folhetim inspira-se em “A Grande Família” para falar sobre direitos do trabalhador autônomo
Agostinho (Pedro Cardoso) progrediu e, de taxista, passou a diretor da cooperativa Táxis Carrara. Tuco (Lúcio Mauro Filho) era um de seus funcionários, mas foi demitido porque o desempenho não era considerado satisfatório. Sem saber de nada, Dona Nenê (Marieta Severo) cerca Agostinho de todo o carinho e, temendo perder a atenção dispensada, ele recontrata Tuco. No entanto, impõe uma série de condições: não dispensar passageiro, esquecer que existe hora de almoço, jantar, café da manhã, descanso semanal e mais, a diária seria superior a cobrada de outros taxistas. Tuco promete que será um funcionário exemplar e aceita todas as regras. Mas os mandos e desmandos de Agostinho irritam toda a família e só mesmo a influência de Lineu (Marco Nanini), lembrando que existem leis, para mudar a situação. Inspirado no episódio “Santo de Casa não faz milagre” de “A Grande Família”, o Folhetim desta semana fala sobre os direitos previstos para os trabalhadores autônomos. Neste sábado, dia 9 de julho, às 11h50.

Jornal da Justiça: INSS descumpre decisões da Justiça
O maior litigante da Justiça brasileira, o INSS, não segue as decisões da Justiça. Balanço realizado pelos Juizados Especiais Federais das cinco regiões constatou a repetição de processos e recursos da autarquia de temas já pacificados, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal. Conheça detalhes do estudo no Jornal da Justiça, que ainda destaca: advogado que escreveu artigo para jornal com comentários racistas contra índios foi condenado a prisão. A Justiça de Mato Grosso do Sul considerou que a liberdade de expressão não pode ser usada para propagar o racismo. Outro destaque: novamente Jader Barbalho não consegue o registro de candidato ao cargo de senador pelo Estado do Pará. Pela terceira vez, a defesa do candidato recorreu ao STF para tentar obter decisão liminar e assim garantir a diplomação e a posse. Jader Barbalho foi tecnicamente eleito, mas impedido de tomar posse com base na Lei da Ficha Limpa. Em março, o Plenário decidiu que a lei não tinha validade para aquele pleito. No entanto, a decisão não garantiu a posse imediata de Jader Barbalho. Entenda o caso, no Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (18), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã fala sobre direito tributário para a pessoa com deficiência
Uma decisão da Justiça de caráter provisório ampliou a isenção de ICMS e IPVA do automóvel para a pessoa que, em razão da deficiência, não pode dirigir. Desta vez, o caso foi analisado em São Paulo, onde a lei estadual só permite a isenção de tributos para veículos especialmente adaptados e de propriedade do deficiente físico. Conheça detalhes da decisão e confira os direitos tributários voltados às pessoas com deficiência, no programa Justiça na Manhã, nesta segunda-feira (18), a partir das 8 horas.

Justiça em Cena: direito de reunião é tema da radionovela “A Marcha da Pamonha”
Valquíria é a grande produtora de cocadas da cidade de Sementinha. Mas seu negócio começou a ser ameaçado pelas pamonhas da vendedora Janice. Para evitar o revés, ela procurou o prefeito Eurípedes com o objetivo de torná-lo um aliado e assim, ajudar a boicotar a vendedora de pamonhas. Um de seus principais argumentos para convencê-lo, foi lembrá-lo de que a comerciante não queria saber dele. Na contrapartida, Janice resolveu promover a Marcha da Pamonha. O que ela não esperava era que Eurípedes também proibisse a manifestação. Confira o desfecho dessa história na radionovela “A Marcha da Pamonha”, que estreia na segunda-feira, dia 18 de julho, na Rádio Justiça e será apresentada em diversos horários.

Rádio Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.